Crianças realizam concerto pra comemorar primeiro ano do projeto Ação Social Pela Música em João Pessoa

Por - em 643

Hellen Nascimento

1ano_açãopelamúsica_foto_julianasantos  (49)“Eu quero me tornar uma grande musicista e conhecer o mundo através da música”. A declaração é da pequena estudante Giovana Messias da Silva, de apenas 9 anos e já a 1ª violoncelista da orquestra que faz parte do projeto Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB), através da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que completa seu primeiro ano de atuação na Capital. E para celebrar a data foi realizado um concerto, na tarde desta quinta-feira (07), no auditório Chievo localizado no bairro Alto do Mateus.

De acordo com o professor Hector Rossi, regente e diretor artístico do projeto em João Pessoa é notório que a inclusão da música erudita na vida das crianças pode transformar vidas. “Quando começamos com o projeto, tanto os alunos como seus pais pensaram que eles iriam apenas aprender a tocar um instrumento, mas o ensinamento vai muito além disso. Aqui eles aprenderam a ter concentração, foco nos objetivos, disciplina, melhorar o rendimento escolar, a ter perseverança e acima de tudo, aprenderam a sonhar alto”, revelou.

1ano_açãopelamúsica_foto_julianasantos  (184)Para dona de casa Luciene Felipe da Silva Batista, mãe de Rayane Felipe da Silva, 12 anos e uma das alunas do projeto tudo melhorou em casa. “Minha filha sempre foi uma boa menina, mas depois que ela entrou para o projeto as notas da escola melhoraram, ela se tornou mais organizada, mais responsável. Eu fico muito feliz porque minha filha nunca teria chance de estudar música clássica se não fosse por aqui. Somos humildes e não teria dinheiro para pagar. Ela adora música”, declarou.

Origem – A ASMB partiu do aclamado El Sistema, implantado na Venezuela há 40 anos e trazido para o Brasil há 20, com atuações bem-sucedidas em comunidades no Rio de Janeiro. Em João Pessoa, desembarcou no Alto do Mateus, cujos alunos, de 6 a 16 anos, começaram a ter aulas oficialmente no dia 7 de julho de 2015.

Além do Alto do Mateus, o Ação Social Pela Música do Brasil passou a atuar também no bairro de Mangabeira, no Centro Cultural Tenente Lucena, onde outros 70 alunos têm a mesma assistência do Alto do Mateus.

O projeto atualmente atende 140 crianças e já possui uma lista de espera de mais 40 inscritos. Os alunos, com idades de 6 a 16 anos, primeiro aprendem a tocar instrumentos de corda que são viola, violino, violoncelo e contrabaixo. Depois aprendem a atuar como orquestra.