Procon-JP realiza mais de três mil atendimentos em seis meses

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Nayanne Nóbrega

 

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) realizou 3.574 atendimentos no primeiro semestre deste ano, uma média de 20 por dia. As empresas de telefonia móvel e TV por assinatura e internet foram as mais reclamadas pelos consumidores pessoenses.

A empresa de telefonia Oi negou o direito de 332 consumidores nos últimos seis meses em João Pessoa, ocupando o primeiro lugar do ranking das dez empresas mais reclamadas na cidade, de acordo com os dados do SAC do Procon-JP. Em seguida, estão as empresas NET João Pessoa e Sky Brasil, com 198 e 165 reclamações, respectivamente.

No entanto, mais consumidores foram lesados e na lista das empresas mais reclamadas ainda tem a Cagepa (158), Energisa (132), Caixa Econômica Federal (111), Tim Nordeste (96), Telemar Nordeste (93), Claro S/A (91) e N. Claudino (91).

O Serviço de Atendimento do Procon-JP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, em Tambiá. Os telefones para contato são 0800 083 2015 ou 3214-3040. O órgão de defesa do consumidor ainda conta com uma unidade situada no Ministério Público da Paraíba (MPPB), com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na unidade situada no Parque Solon de Lucena, nº 300, Centro.

Porém, as denúncias também podem ser feitas através do Procon-JP móvel, que este ano visitou 44 bairros, nas terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h, em pré-agendamento nos bairros de João Pessoa ou através do site proconjp.pb.gov.br.

Pesquisa – O setor de pesquisas do Procon-JP realizou 32 levantamentos de preços nos seis primeiros meses de 2016, coletando e comparando valores de produtos como hortifrutigranjeiros, carne, artigos para carnaval, combustível, material escolar, pão, pescado, vinho, chocolate, água mineral, aparelho de celular, gás de cozinha, eletrodomésticos, restaurantes, motéis, flores, comidas típicas juninas, milho e fogos de artifícios.

Fiscalização e campanhas – O setor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) expediu no primeiro semestre deste ano, 672 documentos aos fornecedores de bens e serviços da Capital, entre autos de infração, notificações e diligências fiscais. O órgão também realizou 24 operações entre inspeção e campanhas educativas, a exemplo da venda e cadastro de chips pré-pagos para aparelho celular, planos de saúde, clínicas médicas, supermercados, operadoras de telefonia, mercadinhos, shoppings, cinemas, bares e restaurantes, estacionamentos e bancos.

 Parcerias –  O Procon-JP trabalhou em parceria com várias instituições e órgãos de João Pessoa com o objetivo de ampliar o atendimento e defesa do consumidor, a exemplo da parceria firmada com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), onde acontece a homologação dos acordos realizados na Secretaria, a implantação do posto de atendimento do Procon-JP no MPPB e mesas de diálogo com operadoras de telefonia, Cagepa, donos de cinemas e estudantes.