Sine-JP realiza mais de 27 mil atendimentos no primeiro semestre de 2016

Por - em 510

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, realizou 27.378 atendimentos no primeiro semestre de 2016. Além desses atendimentos, o Sine-JP ainda recebeu outras 2.916 novas inscrições. Além de realizar atendimentos e fazer o intermédio para colocações no mercado de trabalho, o Sine-JP ainda realiza capacitações para melhor qualificação dos profissionais. Nos primeiros meses desse ano foram 758 capacitações.

Os números do atendimento devem crescer ainda mais no segundo semestre de 2016. A expectativa é que os números cresçam com a diminuição do impacto da crise econômica que assola o país. De acordo com Lilian Pereira, gerente de intermediação de mão de obra, os números do segundo semestre devem superar os de 2015 – neste ano foram 29.589 atendimentos. “Podemos observar que devido a crise que abateu o país os dados de 2016 ainda não superaram 2015 porém estamos crescendo neste segundo semestre”, destacou.

Além de orientar os profissionais e realizar o encaminhamento ao posto de trabalho, o Sine-JP também realiza cursos de capacitação. O objetivo é deixar os profissionais mais competitivos por uma disputa no mercado de trabalho. “Podemos destacar também as ações nos bairros que cada vez mais tem alcançado a população em suas comunidades, o publico que procura o curso foi informado por pessoas que já fizeram o curso o ano passado. E com isso a repercussão tem sido crescente. Iniciamos com o curso de inserção a empregabilidade e hoje estamos aplicando o de atendimento ao cliente em alguns aparelhos da PMJP com CRAS, CRJ e CRC”, acrescenta Lilian Pereira.

Feira agroeológica – A Secretaria de Trabalho, Produção e Renda também realizou uma importante ação no primeiro semestre e que facilitou a vida de muitas pessoas. Mais de 120 famílias de pequenos agricultores familiares das feiras agroecológicas foram beneficiados com a entrega do novo ônibus adaptado para acomodar os hortifrutigranjeiros. No dia da feira, o ônibus ficará estacionado em frente ao Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), localizado no bairro do José Américo

O ônibus, da marca Volvo, tem 12,5 metros de comprimento e possui maior capacidade de armazenamento que o anterior.  Ele foi adaptado para conter itens como frigobar, aparelhos de ar condicionado, balcões para os produtos, banheiro, caixa de água, luzes internas de LED e piso autolimpante. O veículo foi adquirido pela Prefeitura a partir de licitação e teve investimento de R$ 500 mil.

Dados Sine-JP 2016(1º semestre)

Atendimento         27378

Seguro        2348

Encaminhamento   4490

Capacitação          758

Novas Inscrições  2916