Banda Sinfônica apresenta concerto didático na Escola Municipal Padre Bartolomeu de Gusmão, no Cristo

Por - em 505

Nayanne Nóbrega

Um concerto didático com a Banda Sinfônica da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) acontecerá nesta sexta-feira (29), às 9h30, na Escola Municipal Padre Bartolomeu de Gusmão, no Cristo Redentor. O projeto tem como objetivo utilizar a música como ferramenta de desenvolvimento pedagógico e psíquico.

O concerto será regido pelo maestro e professor Rômulo Albuquerque. No repertório serão executadas ‘Copacabana’ (Tom Jobim), ‘Aquarela do Brasil’ (Ary Barroso), ‘Dois Corações’ (Nana Caymmi), ‘Barão do Rio Branco’ e ‘Bebê’, além de um jazz abracadabra de autoria de Larry Barton.

O grupo faz parte da coordenação de bandas, música e dança da Secretaria de Educação (Sedec). Atualmente, existem 92 bandas marciais que representam as escolas municipais, totalizando 4.600 componentes, uma média de 50 por banda. Todos são estudantes do Ensino Fundamental II, com idades que variam de 12 a 17 anos.

De acordo com o professor e maestro Rômulo Albuquerque, a Banda Sinfônica é fruto de um projeto desenvolvido há 24 anos pela Sedec, que busca utilizar a música como ferramenta de desenvolvimento pedagógico e psíquico.  “Levamos a música através das bandas marciais para as escolas e como consequência, descobrimos talentos. A música tem mudado a realidade de muitos estudantes da rede pública de ensino. Inclusive, nesse concerto da próxima sexta, o mastro era ex-aluno da escola municipal Fenelon Câmara, no Geisel”, disse.

Maestro – O professor Rômulo Albuquerque é bacharel em Música pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (Demús/UFPB), com curso superior em regência de bandas, também pela UFPB, e especialização em Metodologia do Ensino da Música.