Coordenadoria LGBT promove diálogo sobre Gênero e Sexualidade no Instituto Cândida Vargas
Larissa Claro
Cerca de 80 profissionais do Instituto Cândida Vargas participam nesta quinta-feira (4), às 9h30, do evento ‘Dialogando sobre Gênero e Sexualidade’, promovido pela Coordenaria de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial. O objetivo é levar informações sobre a rede de cuidado existente na Capital destinada à população LGBT e ampliar o olhar destes profissionais sobre a questão de gênero e diversidade sexual.
“Vamos dialogar também sobre a violência sofrida pela população LGBT, mostrando gráficos e os tipos mais comuns. O Instituto Cândida Vargas é o hospital de referência no atendimento a vítimas de violência sexual e o nosso desejo é que este hospital esteja preparado para atender essa população”, ressalta Roberto Maia, coordenador de Promoção da Cidadania LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
Segundo Maia, têm-se registrado muitos casos de mulheres lésbicas e homens trans vítimas de estupro corretivo (quando a vítima é estuprada pela sua orientação sexual ou identidade de gênero). “É muito importante que essa população seja respeitada, especialmente durante o atendimento pós-violência”, reforçou.
Durante o evento, Maia quer iniciar um diálogo sobre a viabilidade de tornar o Instituto um hospital de referência no atendimento a esta população. “É preciso que estas pessoas, a exemplo de homem trans, que necessitam de atendimento ginecológico ou que desejam engravidar, tenham atendimento especializado. É um momento muito importante de discussão, de abrir o leque e ampliar o olhar para esta demanda”, disse.
Profissionais de todas as áreas de atuação do Instituto Cândida Vargas devem participar do evento, de recepcionistas a médicos.