Três escolas do município classificadas para a final no segundo dia da OBR

Por - em 568

Adriana Crisantorobotica

Três escolas do munícipio classificaram-se ontem para a grande final da X Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontecerá no sábado (27), na Estação das Artes, no Altiplano. O primeiro colocado, do segundo dia da OBR, foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fenelon Câmara (EMEFFC), do Ernesto Geisel. O segundo lugar foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEFML) Monteiro Lobato, do bairro Costa e Silva. A terceira colocada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tinoco da Cunha (EMEFTC), do conjunto dos Funcionários II, com o protótipo de robô Tundercate.

As escolas estão competindo no nível 1 da OBR, etapa regional, que acontece há oito anos na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. No nível 2, ensino médio, foram classificadas: Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande (1º lugar) com o protótipo de robô Brainiac. Segundo lugar também o IFPB de Campina Grande, com o robô Camaleão e na terceira colocação a equipe do Serviço Social da Indústria (SESI) de Campina Grande, Escola João Henrique Fererira.

Os classificados, nos dois níveis, receberam da coordenação da OBR, medalhas pela colocação e desempenho. Nenhum deles quis comentar sobre a classificação, pois faz parte da competição o segredo para a final.

A coordenadora do projeto de Robótica da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Sineide Santos Andrade, disse que esse ano a OBR contou com a participação de mais alunos e nada teria sido possível senão fosse o apoio dos professores das escolas. “A etapa nacional acontecerá em Recife e nós já estamos preparando nossas equipes”, acrescentou Sineide.

Terceiro dia – Quinta-feira (25), terceiro dia, pela manhã, o evento prosseguiu com início às 8h, com as equipes do regional C. Dia em que o Regional C, ou seja, as escolas de outros municípios, participam da competição. O professor de química e física da Escola Odilon Nelson Dantas (EOND), João Nascimento Silva, da cidade de Cuitegi, trouxe para a OBR seis alunos do terceiro ano da escola. “A Robótica nas escolas tem melhorado demais o desempenho dos alunos”, contou o professor que também o utiliza o kit da robótica para fazer aplicações em sala de aula nas disciplinas de química e física.

Amanda Cavalcanti, 17 anos, é aluna do 3º ano da Escola Odilon Nelson Dantas (EOND), e também está na competição. “Esse é o primeiro ano que a nossa escola participa. Bateu minhas expectativas”, disse Amanda que pretende fazer vestibular para o curso de Odontologia.robotica2

Sexta – Na sexta-feira (26) é o dia em que a organização prepara as arenas para a Final Estadual que acontecerá no dia seguinte sábado (27), a partir das 8h. Neste último dia os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.

Nesta OBR 2016 foram inscritos 1.400 estudantes, divididos em 346 equipes, para a competição de Robótica deste ano, sendo a cidade de João Pessoa a segunda Capital brasileira com maior número de inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo.

No local foram montadas 16 arenas, sendo 12 para as competições e 4 arenas de testes usadas pelos competidores para treino antes da competição. Devido à quantidade de inscritos, a organização teve que dividir este ano o evento em três regionais mais a final, em datas diferentes. Ficando da seguinte maneira: Regional A, dia 23 de agosto (terça-feira); Regional B, dia 24 de agosto (quarta-feira); Regional C, dia 25 de agosto (quinta-feira), especialmente no dia 26 de agosto (sexta-feira) é o dia de preparação das arenas para a Final, que acontecerá no dia 27 de agosto (sábado). Os participantes poderão conferir no site da OBR (http://www.obr.org.br/?page_id=884) a data que irá competir. Lembrando que a final ocorrerá com os 10 primeiros colocados das três regionais.

História da OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica, na modalidade prática, surgiu em João Pessoa no ano de 2011, tendo como sede oficial a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Na época, os organizadores da OBR Nacional estavam de férias na cidade e souberam que existia um laboratório de Robótica na Estação Cabo Branco. Ficaram encantados com o projeto educativo da robótica e lançaram a proposta da casa se tornar a sede do evento na Paraíba.

O primeiro ano se inscreveu cerca de 50 equipes. No segundo ano, 2012, participaram 72 equipes. Em 2013, o número de equipes competidoras foi de 80. No ano de 2014 foram 179 e em 2015 esse número pulou para 328 equipes participantes e agora em 2016 esse número subiu para 346 equipes.

SERVIÇO:

X OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA (OBR)

Período: 23 a 27 de agosto

Local: Estação das Artes – Altiplano Cabo Branco

Horário das competições: 8h às 17h

Datas dos Regionais:

  • Regional A – Dia 23 de agosto (terça)
  • Regional B – Dia 24 de agosto (quarta)
  • Regional C – Dia 25 de agosto (quinta)
  • Dia 26 de agosto (preparação das arenas para finais)
  • Final Estadual – Dia 26 de agosto (sábado)

Mais informações: 3214.8270 – 3214.8303.

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita

CONTATO PARA IMPRENSA:

Fagner Ribeiro – Coordenador da OBR na Paraíba

Fone: 9.8825.0404

Email: obrparaiba@gmail.com