Dia do Profissional em Educação Física: PMJP destaca atuação na promoção à saúde
Max Oliveira
Nesta quinta-feira (1º) é comemorado o Dia do Profissional em Educação Física em todo o País. Uma data que reafirma a importância desse profissional, responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. E considerado essencial no cotidiano de quem busca a qualidade de vida. Em João Pessoa, por exemplo, a Prefeitura Municipal (PMJP) conta com cerca de 310 educadores físicos, que auxiliam a população nas mais diversas atividades, como esportes, promoção da saúde e o bem-estar corporal.
Eles estão distribuídos nas secretarias de Saúde (SMS), Educação e Cultura (Sedec) e Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). Diariamente, milhares de pessoas são atendidos pelos profissionais, em escolas, Centros de Referência a Educação Infantil (Creis) e projetos sociais. Hellen Correa, profissional do meio e uma das responsáveis pelo projeto Vida Saudável, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destaca que a cada dia cresce a importância do educador na sociedade.
“A busca por uma boa qualidade de vida passa pela condição de saúde, e nessa hora que entra o profissional em Educação Física, orientando ensinando o que cada pessoa necessita em termos de prática de exercícios. E João Pessoa é uma cidade que inova, oferecendo em seus espaços públicos profissionais capacitados para auxiliar as pessoas nessa busca pela saúde”, afirma.
O projeto Vida Saudável conta com 22 polos distribuídos por diversos bairros da Capital, atendendo de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, cerca de cinco mil pessoas. São 48 educadores físicos, realizando exercícios físicos, alongamentos, práticas diversas como dança, passeios e vivência. “Atendemos desde crianças até pessoas na terceira idade. O público é bem diversificado, mas cerca de 60% são adultos e idosos”, concluiu Hellen Correa.
Outros 12 profissionais atuam no âmbito do esporte, por meio de projetos como o Programa Esportivo Social Educacional (Pese), da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), que funciona nos bairros de Cruz das Armas, Cristo e Valentina. São atendidas cerca de 400 crianças da Rede Municipal de Ensino, que tem nos profissionais em Educação Física, um acompanhamento para a inicialização no futebol e uma vida de hábitos saudáveis.
Já nas escolas do município e Cetros de Referência em Educação Infantil (Creis) atuam cerca de 250 educadores físicos, promovendo a integração do aluno na cultura corporal de movimento e transmitindo conhecimentos sobre a saúde e várias modalidades do mundo dos esportes.