No Dia Mundial do Turismo, PMJP destaca ações realizadas para impulsionar o segmento
Mônica Melo
No dia 27 de setembro se comemora o Dia Mundial do Turismo, atividade que se consolida como uma das mais importantes economicamente da atualidade. Com tamanho impacto na vida e renda das pessoas e cidades, investimentos no setor vem ganhando cada vez mais espaço e atenção dos gestores públicos, pois o segmento tem a capacidade de impulsionar toda uma cadeia produtiva.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com base nessa premissa, investe em ações que beneficiam não apenas os moradores, mas também proporcionam uma experiência mais interessante e completa a quem visita a cidade. “Temos que mostrar a nossa riqueza além da praia, temos que mostrar nosso Centro Histórico. O turista quer ver a praia, mas quer circular pela cidade também, ir em busca da história e do cotidiano do local”, defende o secretário do Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez.
As construções, reformas e intervenções de melhoramento do Centro Histórico, incluindo a Lagoa, Praça da Independência, Parque Casa da Pólvora, Praça da Pedra, Praça João Pessoa, Praça 1817 e Hotel Globo já ultrapassam os R$ 40 milhões.
Ainda de acordo com o secretário, turismo e cultura precisam andar juntos e que os investimentos da gestão revelam essa visão. “Onde você chega tem monumentos, história pura. Somos uma das capitais mais antigas do Brasil, temos muito o que mostrar”, disse.
Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que o segmento do turismo representa 10% do PIB mundial em impacto direto e induzido. O setor ainda é responsável por um em cada 11 empregos em todo o mundo.
Estrutura – Outra novidade importante para o desenvolvimento turístico de João Pessoa foi à inauguração neste mês de setembro do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que funciona em frente ao Hotel Tambaú. O local é um instrumento importante para divulgar os atrativos disponíveis na cidade para o turista e informá-lo sobre como localizar determinados serviços.
O CAT foi dividido em seis boxes que devem ser ocupados por órgãos ligados ao turismo ou que podem de alguma forma dar suporte a atividade turística. No local, o turista terá acesso a mapas, material de divulgação de estabelecimentos como restaurantes e bares e informações sobre passeios. “O turista não tinham onde buscar informações e precisamos oferecer isso a ele”, defende Milanez.
O CAT está localizado estrategicamente em um local tradicionalmente com grande circulação de turistas.