Ana Christina Mesquita abre nova exposição na Estação Cabo Branco
Adriana Crisanto
“Minha’lma Erótica” é o título da nova exposição que a artista plástica Ana Christina Mesquita Melo abre nesta quinta-feira (20), às 19h, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A exposição permanece em cartaz até janeiro de 2017, com entrada gratuita e classificação indicativa de 18 anos de idade. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 19h.
A exposição, segundo Ana Christina, teve como base um poema de Adélia Prado: ‘Erótica’, adaptado para artes plásticas por meio de esculturas de mulheres em papel machê, técnica que a artista vem desenvolvendo aprimorando a cada nova exposição.
No espaço expositivo do primeiro pavimento da Torre Mirante, o visitante vai encontrar 30 esculturas em tamanhos variados, usando o papel machê com pintura acrílica.
“Quando comecei a pesquisar qual seria o tema desta minha nova exposição, me deparei com um poema da Adélia Prado, e acho que resume tudo que gostaria de verbalizar em relação a minha exposição”, contou Ana Christina.
Em tempos de mulheres “recatadas e do lar” Ana Christina Melo vem com uma proposta “emancipadora”, para usar um termo da moda, que vai de encontro aos conceitos e estereótipos criados em torno da mulher mais velha ou que tenha atingido a maturidade. Em contraponto o poema de Adélia vem arrematar todas essas questões postas e impostas pela sociedade.
Sobre a artista – Ana Christina Mesquita Melo é natural de João Pessoa (PB). Frequentou o curso de Educação Artística da Universidade Federal da Paraíba, Habilitação em Artes Cênicas e Artes Plásticas, de 1978 a 1992. Realizou cursos de Teatro Infantil e Arte Dramática, História da Arte, Problemas de Composição na Linguagem Visual, Desenho Artístico, Pintura, Cerâmica, Xilogravura e outros.
Foi professora da Faculdade de Ciências e Letras de Maceió (AL), nas áreas de Metodologia do Ensino, Fundamentos da Linguagem Visual, Formas de Expressão da Comunicação Artística e Projetos Experimentais. Foi ainda professora de Educação Artística em várias escolas e cursos, atividade que exerce ainda hoje.
O contato com a vida artística acabou por levá-la ao uso de sua habilidade manual, confeccionando máscaras para apresentação de grupos musicais e peças de teatro, balé, coordenando Oficinas, levando-a, por fim, a expor o seu trabalho.
Expôs suas Máscaras na 1ª Expo/UFPB, em 1998, na Exposição de máscaras do Departamento do Departamento de Artes e Comunicação da UFPB, em 1989, e no IV Salão de Novos Artistas Plásticos da Paraíba, em 1990. Em abril de 1996 iniciou uma série de individuais intitulada “A Arte do Povo”, expondo a pintura em ovos.
Em novembro de 1998 iniciou a série de exposições, individuais e conjuntas, de esculturas de bichos em papel maché, em João Pessoa, São Paulo, Brasília e Milão. Aos bichos, juntaram-se as ‘Mãinhas’, expostas em outubro de 2005 e agora em 2016 ‘Minha’lma Erótica’.
SERVIÇO:
Exposição ‘Minha’lma Erótica’
Expositor: Ana Christina Mesquita Melo
Abertura: Quinta-feira (20)
Hora: 19h
Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
Horário de visitação: Terça à sexta-feira das 9h às 18h.
Sábado, domingo e feriado das 10h às 19h.
Até janeiro de 2017
Entrada gratuita
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
CONTATO PARA IMPRENSA:
Ana Christina Mesquita Melo
Fones: 99118-2046 e 3251-1143.