Marte, Saturno e Mercúrio em observação na Estação Cabo Branco neste domingo

Por - em 748

Adriana Crisanto

Mars

Mars

Os planetas Marte, Saturno e Mercúrio estarão visíveis no céu da cidade de João Pessoa neste domingo (23), e podem ser vistos pelas lunetas e telescópios da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A observação será no jardim da casa, de 18h até 19h, uma hora. A entrada é gratuita para o público de todas as idades.

A direção da Estação Cabo Branco lembra ao público, antecipadamente, que a observação depende das condições climáticas do dia, ou seja, em caso de céu nublado e chuvas o evento é transferido para outro momento. A observação de mercúrio será conduzida pelo professor de Física e astrônomo da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo, que lembra ao público que a lua não estará visível, pois estará em sua fase minguante.

Sobre os planetas – Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o “Planeta Vermelho”, porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.

Marte é um planeta rochoso com uma atmosfera fina, com características de superfície que lembram tanto as crateras de impacto da Lua quanto vulcões, vales, desertos e calotas polares da Terra. O período de rotação e os ciclos sazonais de Marte são também semelhantes aos da Terra, assim como é a inclinação que produz as suas estações do ano.

Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar atrás de Júpiter. Pertencente ao grupo dos gigantes gasosos, possui cerca de 95 massas terrestres e órbita a uma distância média de 9,5 unidades astronômicas. Possui um pequeno núcleo rochoso, circundado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e hélio. A sua atmosfera, também composta principalmente de hidrogênio, apresenta faixas com fortes ventos, cuja energia provém tanto do calor recebido do Sol quanto da energia irradiada de seu centro.

_90438243_eclipsePor fim, Mercúrio que é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar, orbitando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. Sua órbita tem a maior excentricidade e seu eixo apresenta a menor inclinação em relação ao plano da órbita dentre todos os planetas do Sistema Solar. Mercúrio completa três rotações em torno de seu eixo a cada duas órbitas. O periélio da órbita de Mercúrio apresenta uma precessão de 5.600 segundos de arco por século, um fenômeno completamente explicado apenas a partir do século XX pela Teoria da Relatividade Geral formulada por Albert Einstein.

Sua aparência é brilhosa quando observado da Terra, tendo uma magnitude aparente que varia de −2,6 a 5,7, embora não seja facilmente observado pois sua separação angular do Sol é de apenas 28,3º. Uma vez que Mercúrio normalmente se perde no intenso brilho solar, exceto em eclipses solares, só pode ser observado a olho nu durante o crepúsculo matutino ou vespertino.

Marcos Jerônimo – Geógrafo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É astrônomo amador há 46 anos e também diretor técnico científico da Associação Paraibana de Astronomia (APA). Tem especialização em Direito Ambiental (ex-Faculdade Francisco Mascarenhas, atual FIP), em Ensino de Astronomia (Universidade Cruzeiro do Sul – SP) e coordena o Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

SERVIÇO:

OBSERVAÇÃO DOS PLANETAS

Mercúrio, Marte e Saturno

Domingo (23)

Horário: 18h até 19h

Local: Jardins da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Entrada gratuita

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

CONTATO PARA IMPRENSA

MARCOS JERÔNIMO

Fone: (83) 98718-7667/ 99979-9802