Mostra ‘Mulheres Tecendo Saberes’ reúne peças de crocheteiras que passaram por capacitação na SEPPM

Por - em 712

Eliane Cristina

 

Mulheres crocheteiras que participaram dos cursos de design em crochê oferecidos pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), em parceria com as Linhas Círculo S/A, vão expor seus trabalhos a partir desta quinta-feira (20), no Shopping Tambiá, durante a mostra ‘Mulheres Tecendo Saberes”. Até o sábado (22), os produtos feitos pelas artesãs estarão à venda durante a mostra.

A mostra reúne trabalho de mais de 30 mulheres que são acompanhadas desde o início deste ano e que vêm, ao longo de 2016, recebendo orientações de profissionais vinculados as Linhas Círculo S/A. Em março, a SEPPM trouxe o design Neddy Ghusmam, especializado em moda, tapeçaria e decoração em crochê, que ministrou dois workshops para o grupo de crocheteiras. Em agosto foi a vez de Sinelma Barcelos, considerada uma referência no Brasil na técnica de Patchwork, ministrar curso para as artesãs.

Os produtos gerados a partir destas capacitações são peças que aliam a tradição dos trabalhos manuais em crochê e patchwork, com as novas técnicas que geram peças contemporâneas, em harmonia com a moda atual, tanto no que se refere ao vestuário quanto à decoração. Como consequência, as peças confeccionadas ganham valor agregado e impulsionam a renda das crocheteiras.

Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Urquiza, a mostra foi organizada para dar visibilidade à produção das artesãs e incentivar a comercialização. “Temos como meta proporcionar meios para que as mulheres, atendidas por nós, tenham autonomia financeira. Essa exposição vai apresentar o resultado de um trabalho que acontece desde o começo do ano, a parceria com as Linhas Círculo tem nos dado condições de trazer o que há de mais atual em trabalhos manuais e isso é importante para que as artesãs melhorem a renda obtida a partir dos produtos que fazem”, explicou.

As peças estarão expostas no Hall do Shopping Tambiá (primeiro piso), de quinta-feira até sábado, das 9h às 17h. Ainda dentro da mostra, a SEPPM abre espaço para a campanha Outubro Rosa, através de parceria com a Associação Esperança e Vida e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. As duas entidades estarão presentes na mostra expondo itens que são vendidos em prol das entidades, como artesanato, bottons e calendário.

Arrecadação de toalhas – Nesta quinta-feira (20), a SEPPM dá início a campanha de arrecadação de toalhas brancas que serão doadas a Rede Feminina de Combate ao Câncer. No período de 20 a 22 de outubro, as doações podem ser entregues no Shopping Tambiá, durante a mostra “Mulheres Tecendo Saberes”. Até o dia 30 de novembro as doações podem ser entregues no Paço Municipal e no Centro Administrativo Municipal.