‘Chá Solidário’ no Hotel Globo arrecada donativos para instituições beneficentes
Hellen Nascimento
Sob a luz do pôr do sol e tendo o Rio Sanhauá como cenário foi realizada a 1ª edição do ‘Chá Solidário’ no terraço do Hotel Globo, na tarde desta quinta-feira (3). O evento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e de iniciativa da primeira-dama Maísa Cartaxo, reuniu a sociedade pessoense com o objetivo de mensalmente arrecadar donativos para instituições que beneficiem pessoas carentes.
O evento contou com apresentações artísticas de música instrumental com Saulo Farias, João Nicodemos, que além de fazer o som da rabeca, também possui no Hotel Globo uma exposição em xilogravuras, Paulo Barreto com violino e um trio composto por Maurício César, voz, Tiago Lopes, violão e Lucílio no acordeon, que fizeram uma apresentação da Ave Maria Sertaneja.
De acordo com Maísa Cartaxo, que fez questão de cumprimentar pessoalmente todos os convidados, a ideia surgiu a partir do convite de ocupar o Hotel Globo após sua recente revitalização. “Com a vinda da Coordenação do Patrimônio Histórico, Rui Leitão, que é o coordenador, me convidou para trazer o projeto João Pessoa Artesã (JPA). Foi quando nasceu a ideia de fazer um chá, para que dentro desse processo de revitalização do Centro Histórico o Hotel Globo estivesse inserido. Eu sempre tive vontade de fazer algo voltado para ajudar instituições que beneficiam pessoas carentes. Esse evento agrega cultura e arte com viés social”, destacou.
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo fez questão de comparecer ao evento. “Esse evento é fundamental, primeiro porque valoriza o Centro Histórico e resgata um espaço muito importante do nosso passado, da nossa história. O Hotel Globo volta com esse forte apelo cultural e artístico que fortalece o turismo, mas que ao mesmo tempo também cumpre com um papel social de ajudar a quem mais precisa promovendo integração e cidadania”, ressaltou.
Para o colunista social, Gerardo Rabello, a realização do ‘Chá Solidário’ no Hotel Globo faz o resgate de um espaço nobre no Centro Histórico da Capital e simboliza um novo tempo. “A iniciativa da primeira-dama de João Pessoa é mais que louvável. Estamos vivendo um novo tempo. Há muito a sociedade não vinha aqui e outros nem chegaram a conhecer esse belo espaço, portanto esse evento é uma forma de fazer com que a cidade venha conhecer aquilo faz parte do seu patrimônio e nada mais agradável que comtemplar essa vista maravilhosa e ao mesmo tempo ajudar quem está precisando”, salientou.
Segundo a promoter Roberta Aquino, o Hotel Globo depois de revitalizado se tornou um espaço que remete à arte e cultura, mas também à realização de eventos variados. “A vista aqui é deslumbrante e possui um clima bucólico e intimista. Além de iniciativas nobres como a de Maísa Cartaxo, que reúne a sociedade através deste chá beneficente, o Hotel Globo também pode servir de cenário para realizações de festas como casamentos e demais eventos. Essa revitalização é um marco para a história de toda sociedade paraibana. A Prefeitura Municipal de João Pessoa está de parabéns por mais essa realização”, elogiou
Donativos – Nesta primeira edição do ‘Chá Solidário’ a intuição beneficiada foi a Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes (Aspan), localizada no bairro do Cristo Redentor, responsável pelo acolhimento de 60 idosos, que recebeu fraldas geriátricas no tamanho M ou G doadas pelos 200 convidados.
O evento também contou com a benção do padre Jurandir, responsável pela Asplan, que na oportunidade agradeceu a iniciativa e a colaboração de todos os presentes.