Exposição itinerante com ensaios do prêmio Pierre Verger será aberta na Estação das Artes
Adriana Crisanto
Os ensaios fotográficos da VIII edição do Prêmio Pierre Verger, um dos mais importantes antropólogos francês que residiu no Brasil, poderão ser vistos a partir desta sexta-feira (18) no salão principal da Estação das Artes, no Altiplano. A exposição será aberta as 16h30 e fica em cartaz até o dia 20 de dezembro, com entrada aberta ao público de todas as idades.
O público poderá ver, na exposição itinerante, nove ensaios fotográficos, com 80 fotografias em preto/branco e coloridas resultado do Prêmio Pierre Verger 2016, que aconteceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O prêmio teve por objetivo premiar produções fotográficas de cunho antropológico, que apresentaram qualidade técnica, heurística e estética reconhecida na área.
No local haverá também uma televisão com a retrospectiva dos 20 anos do Prêmio Pierre Verger, que é uma iniciativa da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). O prêmio obteve reconhecimento nacional e internacional entre os cientistas sociais, em especial dos antropólogos, por promover e divulgar o uso da imagem no contexto da produção da pesquisa etnográfica. A iniciativa é considerada pioneira e foi recebida com entusiasmo por vários segmentos da sociedade por seu valor de difusão cultural.
Na Paraíba, os cursos de graduação e pós-graduação em Antropologia da UFPB, entre os anos de 2007 e 2011, contribuíram para pesquisas que eram desenvolvidas na área de ciências humanas. O uso de imagens pela antropologia, por sua vez, constitui também uma tendência consolidada, a qual permite articular pesquisa científica, linguagens artísticas e difusão cultural.
Na edição fotográfica deste ano foram vencedores Bruno José de Araújo Florêncio (1º lugar – Homens de couro), Gustavo Hamilton de Sousa Menezes (2º lugar – Libertando Raxayõma – o ritual da fartura entre os Yanomami de Ariabú, região de Maturacá – AM) e Rodrigo de Azeredo Grünewald (Menção honrosa – Na Casa de Gentio). Depois de João Pessoa, a exposição segue para Recife (PE) e São Paulo (SP).
Pierre Fatumbi Verger – Fotógrafo e antropólogo francês que viveu no Brasil por mais de 50 anos, até sua morte, em 1996. Dedicou boa parte de sua vida para transformar a sociedade baiana e africana em imagens, valorizando especialmente o contato permanente entre as duas culturas. Verger nos deixou um imenso legado, em sua obra antropológica e fotográfica, de imenso valor. Seu acervo de mais de 60 mil fotografias faz parte hoje da Fundação Pierre Verger, em Salvador.
Histórico do Prêmio – As premiações decorrentes do concurso Pierre Verger são, atualmente, tomadas como exemplos de qualidade técnica e conceitual na forma como elas veiculam o conhecimento antropológico no interior da comunidade científica, atingindo um grande público.
Importante ressaltar que alguns dos documentários premiados pela ABA, em cooperação entre o governo francês e a Associação Brasileira de Antropologia, foram selecionados para compor a agenda cultural de mostras e festivais de documentários etnográficos internacionais, tais como: o Bilan du Film Ethnographique – Musée de l´Homme, em Paris/França, Rencontres dês Cinémas du Monde Noir, em Paris/França; Mostra Internacional do Filme Etnográfico, no Rio de Janeiro; Tudo é Verdade – Festival Internacional de Documentário, em São Paulo/ SP/ Brasil; Mostra paralela de documentários Festival de Cannes, em Cannes/França; Festival de Cine y Vídeo Documental, em Córdoba/Argentina; Rio Cine Festival, no Rio de Janeiro/ Brasil; etc.
SERVIÇO:
Exposição itinerante Prêmio Pierre Verger – Ensaios fotográficos da Associação Brasileira de Antropologia
Abertura: sexta-feira (18) – até 20 de dezembro
Hora: 16h30
Local: Galeria da Estação das Artes
Horário de visitação: terça a sexta-feira – 9h às 18h e sábado, domingo e feriado – 10h às 19h.
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Entrada gratuita
CONTATO PARA IMPRENSA
LARISSA FRANÇA – Curadora assistente da Estação Cabo Branco
Fone: 98690 -0179
JOÃO MENDONÇA – Responsável na PB
Fone: 3209-8736