Exposição itinerante com ensaios do prêmio Pierre Verger será aberta na Estação das Artes

Por - em 884

Adriana Crisanto

 

pierre-e-caribeOs ensaios fotográficos da VIII edição do Prêmio Pierre Verger, um dos mais importantes antropólogos francês que residiu no Brasil, poderão ser vistos a partir desta sexta-feira (18) no salão principal da Estação das Artes, no Altiplano. A exposição será aberta as 16h30 e fica em cartaz até o dia 20 de dezembro, com entrada aberta ao público de todas as idades.

O público poderá ver, na exposição itinerante, nove ensaios fotográficos, com 80 fotografias em preto/branco e coloridas resultado do Prêmio Pierre Verger 2016, que aconteceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O prêmio teve por objetivo premiar produções fotográficas de cunho antropológico, que apresentaram qualidade técnica, heurística e estética reconhecida na área.

No local haverá também uma televisão com a retrospectiva dos 20 anos do Prêmio Pierre Verger, que é uma iniciativa da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). O prêmio obteve reconhecimento nacional e internacional entre os cientistas sociais, em especial dos antropólogos, por promover e divulgar o uso da imagem no contexto da produção da pesquisa etnográfica. A iniciativa é considerada pioneira e foi recebida com entusiasmo por vários segmentos da sociedade por seu valor de difusão cultural.

Na Paraíba, os cursos de graduação e pós-graduação em Antropologia da UFPB, entre os anos de 2007 e 2011, contribuíram para pesquisas que eram desenvolvidas na área de ciências humanas. O uso de imagens pela antropologia, por sua vez, constitui também uma tendência consolidada, a qual permite articular pesquisa científica, linguagens artísticas e difusão cultural.

pierre-verger-foto-de-lamberto-scipioneNa edição fotográfica deste ano foram vencedores Bruno José de Araújo Florêncio (1º lugar – Homens de couro), Gustavo Hamilton de Sousa Menezes (2º lugar – Libertando Raxayõma – o ritual da fartura entre os Yanomami de Ariabú, região de Maturacá – AM) e Rodrigo de Azeredo Grünewald (Menção honrosa – Na Casa de Gentio). Depois de João Pessoa, a exposição segue para Recife (PE) e São Paulo (SP).

 Pierre Fatumbi Verger – Fotógrafo e antropólogo francês que viveu no Brasil por mais de 50 anos, até sua morte, em 1996. Dedicou boa parte de sua vida para transformar a sociedade baiana e africana em imagens, valorizando especialmente o contato permanente entre as duas culturas. Verger nos deixou um imenso legado, em sua obra antropológica e fotográfica, de imenso valor. Seu acervo de mais de 60 mil fotografias faz parte hoje da Fundação Pierre Verger, em Salvador.

 Histórico do Prêmio – As premiações decorrentes do concurso Pierre Verger são, atualmente, tomadas como exemplos de qualidade técnica e conceitual na forma como elas veiculam o conhecimento antropológico no interior da comunidade científica, atingindo um grande público.

Importante ressaltar que alguns dos documentários premiados pela ABA, em cooperação entre o governo francês e a Associação Brasileira de Antropologia, foram selecionados para compor a agenda cultural de mostras e festivais de documentários etnográficos internacionais, tais como: o Bilan du Film Ethnographique – Musée de l´Homme, em Paris/França, Rencontres dês Cinémas du Monde Noir, em Paris/França; Mostra Internacional do Filme Etnográfico, no Rio de Janeiro; Tudo é Verdade – Festival Internacional de Documentário, em São Paulo/ SP/ Brasil; Mostra paralela de documentários Festival de Cannes, em Cannes/França; Festival de Cine y Vídeo Documental, em Córdoba/Argentina; Rio Cine Festival, no Rio de Janeiro/ Brasil; etc.

 

SERVIÇO:

Exposição itinerante Prêmio Pierre Verger – Ensaios fotográficos da Associação Brasileira de Antropologia

Abertura: sexta-feira (18) – até 20 de dezembro

Hora: 16h30

Local: Galeria da Estação das Artes

Horário de visitação: terça a sexta-feira – 9h às 18h e sábado, domingo e feriado – 10h às 19h.

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita

 

CONTATO PARA IMPRENSA

LARISSA FRANÇA – Curadora assistente da Estação Cabo Branco

Fone: 98690 -0179

 

JOÃO MENDONÇA – Responsável na PB

Fone: 3209-8736