SEPPM participa da campanha mundial ‘16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher’

Por - em 733

Eliane Cristina

 

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) de João Pessoa deu início, na manhã desta sexta-feira (18), a campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher’. Uma palestra, realizada no Paço Municipal, marcou o começo das atividades que vão se estender até o dia 10 de dezembro.

Participaram do evento representantes da SEPPM, do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, da Delegacia da Mulher, do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher e Secretaria Estadual de Mulheres, além de representantes das Secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS) e Coordenadoria de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial.

Adriana Urquiza, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da PMJP, ressaltou que a campanha tem o objetivo de promover o debate e denunciar a violência contra as mulheres. “Esse movimento é mundial e mostra que, infelizmente, a violência contra a mulher é uma realidade que aflige as mulheres no mundo inteiro”, afirmou.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Maria da Guia Lima, a campanha aumenta a visibilidade de um problema real que acontece todos os dias. “As mulheres são vítimas de violência constantemente, seja psicológica, moral ou física. É importante dar visibilidade a este problema, só assim podemos desconstruir essa violência e dá as mulheres segurança para serem e estarem aonde quiserem”, disse.

A delegada Renata Matias, da Delegacia da Mulher, reafirmou o compromisso do órgão na defesa das mulheres e a parceria com a SEPPM. “Somos parceiro da Secretaria e do Centro de Referência nessa luta contra a violência à mulher e uma campanha como essa é muito importante para que todas saibam que não estão sozinhas”.

Programação – Uma série de atividades marca, a partir da próxima semana, os 16 Dias de Ativismo em João Pessoa. O ponto alto da campanha é o dia 25 de novembro, próxima sexta-feira, Dia Internacional de não violência contra as mulheres. Neste dia, uma grande feira de serviços será realizada no Parque Solon de Lucena. A campanha termina no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Brasil, esta campanha é realizada desde 2003 por meio de ações de mobilização, palestras, debates, eventos e encontros. A Campanha dos 16 Dias de Ativismo recebe adesões institucionais, de empresas públicas, privadas e organizações não governamentais.