SMS realiza ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à AIDS
Nesse dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da seção de DST/Aids e Hepatites Virais, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e distritos sanitários estarão ofertando ao longo do mês uma programação voltada à conscientização e promoção à saúde alusiva à data. O evento conta também com a parceria da Coordenadoria Municipal de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial, através do Centro de Cidadania LGBT.
Iniciando o calendário de atividades, nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h, em vários pontos da cidade serão ofertados testes rápidos para HIV e outras DSTs, distribuição de gel lubrificante e preservativos, além de conversas qualificadas sobre a necessidade do cuidado contínuo e dos perigos da doença.
Um dos pontos será o Centro de Cidadania LGBT, que atenderá todas as pessoas interessadas, independente da orientação sexual e identidade de gênero. “O teste rápido não é compulsório, portanto, as pessoas não são obrigadas a fazer, mas é importante para ter um diagnóstico precoce. Quanto mais precocemente as pessoas descobrirem a doença, mais rápido elas podem se cuidar e ter uma qualidade de vida melhor”, alertou o coordenador de Promoção da Cidadania LGBT, Roberto Maia.
Além da testagem rápida, a ação também vai focar na prevenção e assistência às pessoas portadoras do vírus HIV. “Este também é um momento importante para dialogar sobre prevenção e assistência às pessoas que vivem com HIV/Aids, encaminhando-as para rede de cuidado existente na cidade”, ressaltou Maia. Os hospitais de referência em João Pessoa são o HU, no caso de gestantes, e o Clementino Fraga para os demais casos.
De acordo com Clarice Pires, coordenadora da seção de DST/Aids e Hepatites Virais, o dia D de combate a AIDS deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a doença e tem como objetivo estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.
“Essa data é de extrema importância porque muitas pessoas só se atentam para os perigos da doença durante campanhas ou dias ‘D’ e quanto mais cedo forem testados, e souberem sua situação sorológica a cerca da doença, maior vai ser a chance de controlar o vírus e evitar a morte”, comenta Clarice.
Durante o mês de dezembro todas as Unidades de Saúde da Família estarão realizando testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Confira as atividades que serão realizadas no dia D:
08h as 10h
08h às 12h
08h às 18h
08h às 12h
08h às 12h
14h às 18h |
CTA- Centro de Testagem e Aconselhamento
Centro M. de Cidadania LGBT
Maternidade Cândida Vargas
15º Batalhão de Infantaria Motorizada, Cruz das Armas
USF Grotão III
Bares, Sauna Gay e cinemas |
Café da manhã
“Fique Sabendo” Testagem para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C “Fique Sabendo” Testagem para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C
“Fique Sabendo” Testagem para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C
“Fique Sabendo” Testagem para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C
Visitas qualificadas abordando a prevenção |
Usuários e funcionários
População LGBT
Servidores da maternidade e visitantes
População Conscrita do Exército Brasileiro
Usuários do SUS da localidade
Usuários e proprietários dos locais |