Concertos no Centro Histórico já deixam público com saudade do Festival de Música Clássica
A programação desta sexta-feira (2), do 4° Festival Internacional de Musica Clássica, reserva mais quatro concertos gratuitos para a população em igrejas do centro da Capital. Entrando para o penúltimo dia, a relação do público com os músicos ganha níveis cada vez mais intensos, numa prova de sucesso do evento, que este ano tem como tema o jazz clássico.
Os concertos têm início a partir das 14h30, com a apresentação da Orquestra Ação Social pela Música, na Primeira Igreja Batista. Logo em seguida, o Quarteto pernambucano Encore apresenta seu programa com muitas canções regionais, ás 16h, também na Primeira Igreja Batista. A Igreja do Carmo recebe a partir das 18h o concerto Trio de Cordas da Universidade Federal de Goiás. Por fim, o quinteto formado por músicos da Itália, Argentina, México e Inglaterra prometem encantar o público na Igreja de São Francisco, ás 20h.
A organização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura.
Na noite desta quinta-feira (1), o Centro Histórico da Capital se transformou, mais uma vez, em sala de concerto. Combinada, claro, com a presença de um público apaixonado pela boa música, músicos virtuosos e uma arquitetura barroca das Igrejas. Na do Carmo, essa relação emocionou a comerciante Denise Oliveira Marques, 32 anos, assídua durante toda a semana do evento.
“O Festival nem terminou e eu já estou ficando com saudade. É muito encantador. João Pessoa vive uma atmosfera diferente – mais leve, poética, que apaixona ainda mais as pessoas pela cidade”, frisou após o concerto do trio de cordas formado por músicos da Sérvia, México e Inglaterra, que apresentaram um programa contendo clássicos Beethoven e Schubert.
A igreja de São Francisco também registrou momentos de pura emoção e de performances incríveis. Mirsa Adami, da Albânia, já está conhecida do público pessoense. Com movimentos precisos e uma música carregada de sentimentos, a pianista recebeu aplausos e o reconhecimento da platéia. “Ela é excelente. Consegue nos emocionar a cada apresentação, com uma sensibilidade incrível”, descreveu o professor Rodrigo Cestari.
O concerto combinou ainda com performances em dueto e trio ao lado dos músicos holandeses Rosanne Phillipens (violino) e Femke Ljstra (saxofone).