Alunos do ASMB encantam o público em apresentação no Festival de Música Clássica

Por Hellen Nascimento - em 787

fmc_concerto14h_02-12_foto_corneliofelipe-55O penúltimo dia do 4º Festival Internacional de Música Clássica foi marcado pela emoção na tarde desta sexta-feira (2). O primeiro concerto do dia, aconteceu na Igreja Batista, às 14h30, e teve como atração principal os alunos do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) – Núcleo João Pessoa, sob regência do maestro Argentino Hector Rossi.

Cerca de 100 integrantes, com idades entre 6 e 16 anos, da unidade do bairro Alto do Mateus, surpreenderam os presentes com um repertório eclético que foi do popular, a exemplo de um hino nordestino, ‘Asa Branca’, de composição do saudoso Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, como também ‘Aquarela do Brasil’, do celebrado compositor mineiro Ary Barroso e Jean Molinari, ao erudito como com ‘As Cordas Conhecem os Mestres’, onde executaram trechos de grandes clássicos  com a ‘5ª Sinfonia’ de Beethoven, passando pelas obras de Dvorak e Tchaikovsky.

O estudante e solista da ASMB, Eduardo Melo de Carvalho (viola), de 16 anos, está do projeto desde o começo, ou seja, apenas há 1 ano e meio, mas já domina o instrumento e afirmou querer seguir a carreira de músico profissional. “Eu já havia participado da 3ª edição do Festival, mas esse ano foi diferente. É muita responsabilidade ser solista e tanto eu como minha família estamos muito orgulhosos. Eu amo tocar, e quero seguir essa carreira. Meu futuro está na música”, declarou.

fmc_concerto14h_02-12_foto_corneliofelipe-28Outro jovem, desta vez como espectador, também ouvia atento ao concerto. O estudante Adeilson Paiva Ferreira Filho, 16 anos, disse que seu gosto musical é bem variado, gosta de música clássica, mas que tem preferência rock e que os dois estilos têm muito em comum. “Um dos estilos do rock é o chamado ‘metal melódico’, que tem como base de inspiração a música clássica. Eu gostei muito da apresentação dessa orquestra composta de jovens. Achei muito interessante e até fiquei curioso em fazer aulas para aprender a tocar um instrumento erudito”, revelou.

O segundo concerto da tarde foi realizado às 16h, também na Igreja Batista, e ficou por conta do quarteto pernambucano Encore, cujo os intérpretes Carlos Santo (1 violino), Rafaela Fonseca (2 violino), Marcos Antunes (viola) e Fabiano Menezes (violoncelo), executaram composições populares do universo nordestino. A apresentação contou com as participações especiais de Sérgio Campelo (flauta) e Belo Hortiz (Sanfona).

O Festival tem a organização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), com patrocínio do BNDES e Ministério da Cultura.