Secitec capacita 2.200 alunos em Tecnologia da Informação

Por Hellen Nascimento - em 1333

Tecnologia, informação e capacitação continuada são cada vez mais exigidas no atual mercado de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria e Ciência e Tecnologia (Secitec), já capacitou gratuitamente em 2016 mais de 2200 alunos. O objetivo central é o combate à exclusão digital e inclusão social.

Atualmente João Pessoa conta com 32 Estações Digitais em funcionamento, sendo que deste total, 20 são fruto do convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e cinco são por meio do Termo de Doação com Encargos firmados com o Ministério das Comunicações (MC). As demais, a Prefeitura assumiu os custos de manutenção.

De acordo com o secretário da Secitec, Marcos Túlio Gomes, os cursos não são apenas uma oportunidade de inclusão digital, mas também social. “Sabemos que o uso da tecnologia e informática cresce cada vez mais no mercado de trabalho e, capacitar pessoas que têm dificuldade de acesso a essas ferramentas, é uma forma de ajudar na geração emprego e renda para nossa cidade. A Prefeitura por meio da Secitec tem isso como uma de suas prioridades e para o próximo ano vamos avançar ainda mais”, destacou.

As aulas são ministradas por 26 educadores sócio-digitais, treinados e capacitados, de segunda a sexta, em dias e horários diferentes, dependendo de cada curso. Eles também auxiliam aos usuários no acesso à internet, bem como na utilização dos computadores de forma geral. Os educadores foram selecionados mediante análise de currículo, entrevista e comprovação documental do conhecimento específico em informática, seguindo ainda a política de gênero.

Estrutura – As Estações Digitais são espaços com computadores conectados à internet banda larga. Cada unidade dispõe de 11 (onze) computadores, uma impressora, scanner, data show, webcam e fones de ouvido para deficientes visuais. Todos esses equipamentos têm como objetivo facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), ou seja, compor um ambiente público que propicie o aprendizado das pessoas em relação, tanto ao manuseio dos microcomputadores, quanto aos benefícios do acesso à internet.

CRC – Outro projeto é o Centro de Recondicionamento de Computadores de João Pessoa (CRC/JP), que é um Programa de Inclusão Digital desenvolvido pela Secitec, mas também gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Ele tem como objetivo promover a inclusão social de jovens através de cursos e oficinas com foco no recondicionamento e manutenção de equipamentos de informática, e na conscientização ambiental sobre os resíduos eletroeletrônicos.