Site JP sem Homofobia completa um ano no Dia da Visibilidade Trans

Por Larissa Claro - em 932

O site JP sem Homofobia (www.jpsemhomofobia.joaopessoa.pb.gov.br/), lançado em 29 de janeiro do ano passado, comemora um ano no próximo domingo, Dia Nacional da Visibilidade Trans. Hospedado no portal da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o site promove as ações e serviços realizados pela Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial e dispõe de espaço para denúncias de violação de direitos da população LGBT.

O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, ressalta que o site é um canal direto da população LGBT com a gestão municipal.  “O objetivo foi facilitar o acesso dessa população aos serviços ofertados pela Prefeitura, além de chamar atenção para os direitos conquistados, como o respeito ao nome social”, acrescentou.

Já as denúncias feitas diretamente no site são analisadas e encaminhadas para as autoridades competentes, quando necessário. Roberto explica que no caso de denúncia de violação de direitos contra a gestão, a Coordenadoria promove ações de capacitação, a exemplo de palestras e seminários.

“Essas denúncias ajudam a nortear o nosso trabalho. Cito o caso de uma cidadã transexual, que não teve o nome social respeitado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em razão disso, já realizamos várias ações junto aos profissionais da saúde do município”, exemplificou.

A população também pode acessar o site JP sem Homofobia através do link “Entre em Contato”, para críticas, sugestões e solicitação de oficinas, palestras e capacitação em escolas, unidades de saúde, eventos, universidades e empresas públicas e privadas.

Mais informações sobre ações e serviços através dos telefones da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT( 3222-8853) e do Centro da Cidadania LGBT (3218-9246)