Com apoio da PMJP, bloco Muriçocas do Miramar arrasta multidão na Capital
Há mais de três décadas é assim: na quarta-feira que antecede ao carnaval João Pessoa é aquecida pela alegria contagiante do boco Muriçocas do Miramar. E o zum zum zum zumbiu alto, mais uma vez, na quarta-feira de fogo – uma multidão acompanhou o desfile do maior bloco pré-carnavalesco do País, desde a concentração na Praça Tito Silva, passando pela Epitácio Pessoa, até a dispersão na orla da Capital. Ao todo, 10 trios elétricos, que reuniu diversos artistas da terra, animaram o público.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), as Muriçocas do Miramar fizeram um desfile marcado pela tradição e uma homenagem especial a cantora e compositora paraibana Cátia de França. O samba também fez parte da programação, com apresentação da Escola de Samba Malandros do Morro, na tradicional Praça das Muriçocas. Mas foi no Via Folia, trecho da Avenida Epitácio Pessoa, que o bloco sacudiu o público.
O mestre Fuba abriu alas para a folia, acompanhado de Zé Neto. Depois vieram Os Gonzagas, Mira Maia, Escurinho, Pau de dar em doido, Mafiota e convidados, Os Mulatos, Alberto Bakana e Gil Bala, Max Zampier, Megaxé, André Bambart e Só Swingue. Uma mistura de ritmos, cânticos e sons, que só o bloco mais querido da Capital pode reunir.
Outra marca do desfie do Muriçocas do Miramar foi a tranquilidade. Mesmo com uma multidão, o evento foi realizado de maneira satisfatória no quesito segurança. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibilizou o serviço de várias secretarias para oferecer estrutura ao público. Entre elas a Guarda Municipal, que elaborou um esquema especial para auxiliar na segurança pública, contando com efetivo de 120 agentes.
“A função da Guarda Municipal é trabalhar na prevenção, por isso que o nosso efetivo chegou aqui ainda de tarde, percorreu a Avenida Epitácio, fiscalizou, monitorou todo evento, ajudando muito o trabalho da polícia”, disse o secretário da Guarda Municipal, Geraldo Amorim.
Entre os foliões, uma mistura de gerações. Geraldo Sales mora no Miramar há 30 anos, praticamente viu o nascer do bloco. “É uma coisa que mexe comigo, faz parte da minha vida. Brincar o carnaval nas Muriçocas me faz sentir ainda mais pessoense, uma sensação de pertence”, explicou o comerciante, acompanhado da esposa e um filho.
Para quem acompanhou apenas alguns poucos capítulos dessa história a sensação também não é muito diferente, como explica a estudante Angélica Lima, 18 anos. “Eu vim a primeira vez em 2014 e desde então não parei mais. Esse ano eu chamei duas colegas que nunca tinham vindo e estão adorando. Acho que é uma sensação única acompanhar essa festa toda, esse povo acompanhando o bloco”, afirmou.
Apoio– Além do Muriçocas do Miramar, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está apoiando, também, o Folia de Rua, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), das secretarias de Turismo (Setur), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Fundação Cultural (Funjope), além do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
Transmissão –O desfile das Muriçocas do Miramar foi transmitido para toda cidade através da TV Cidade de João Pessoa, canal 8 da Net, em parceria com a TV Câmara Municipal, canal 52 UHF. As duas emissoras estarão cobrindo, também, os blocos do Folia de Rua e o Carnaval Tradição.