Diretor do Denatran conhece sistema semafórico para pedestres com deficiência visual
A Diretoria Operacional da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) se reuniu, nesta quinta-feira (25), com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi. O encontro teve como objetivo apresentar o sistema semafórico com sinal sonoro para deficientes visuais implantado pelo órgão de trânsito em João Pessoa.
Durante a reunião, Elmer Vicenzi tirou dúvidas sobre a operacionalidade do sistema, ressaltou a importância do dispositivo e a necessidade de ampliar o debate pela regulamentação.
“Viemos conhecer como funciona este equipamento e de que forma o pedestre com deficiência visual está sendo beneficiado. Precisamos padronizar um formato, para que se torne uma linguagem só para todos em qualquer parte do país”.
Representando o superintendente, Carlos Batinga, o chefe de gabinete, Wallace Massini, o diretor de Operações, Maximiano Machado, diretores e técnicos da Semob-JP receberam o diretor do Denatran e consideraram o momento honroso.
“Foi uma grande satisfação termos recebido uma das maiores autoridades do trânsito no Brasil. A Semob-JP é parceira do órgão Federal e ser considerada por ele uma referência para o Brasil, muito nos orgulha”, ressaltou Wallace Massini.
Na ocasião, Maximiano Machado informou que todos os semáforos de pedestres que estão sendo instalados pelo órgão de trânsito na cidade possuem o equipamento.
“Ele funciona da seguinte forma: quando o botão é apertado, o equipamento é sincronizado ao tempo do semáforo e, então, emite um sinal sonoro indicando quando a via está disponível para ser atravessada pela pessoa com deficiência visual”, explicou Maximiano.
Atualmente, dos 32 semáforos para pedestres da capital paraibana, 27 possuem este dispositivo. Uma das localidades que possui este tipo de semáforo para pedestres e que foi visitada pela comitiva é a Avenida Sérgio Guerra, nas imediações da Praça da Paz, no bairro dos Bancários.
Elmer Vicenzi também aproveitou para conhecer o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), que promove o monitoramento do tráfego por câmeras. Para o diretor do Denatran, estes investimentos em tecnologia colocam João Pessoa como exemplo para outras cidades do país.