Moradores da 4ª e da 12ª RPP legitimam eleição de conselheiros e reforçam diálogo com a gestão

Por Monica Melo - em 1050

Começou nesta quinta-feira (9) o ciclo 2017 do Orçamento Participativo (OP) de João Pessoa. A primeira plenária reuniu moradores da 4ª e da 12ª Região de Participação Popular (RPP), no Centro Cultural Adeilton Pereira, no bairro Colinas do Sul. Durante a plenária também foi legitimada a eleição dos conselheiros daquelas regiões.

O prefeito Luciano Cartaxo participou da plenária e reforçou a importância do Orçamento Participativo como instrumento de diálogo com a população. “Todo o secretariado da gestão veio aqui para ouvir de vocês o que a Prefeitura pode fazer para melhorar a vida de todos. Queremos olhar para o futuro e por isso é importante conversar com as pessoas”, afirmou.

O secretário do Orçamento Participativo, Francisco José das Chagas, lembrou que esse ano não haverá eleição de novas demandas. Como ciclo do Orçamento Participativo é bianual, um ano é dedicado a eleição de demandas e no ano seguinte acontece a eleição dos Conselheiros Municipais do OP. “Mesmo não havendo eleição de demandas, a população vem às plenárias para dialogar com o prefeito e os secretários. Esta é uma gestão onde a população tem espaço para o diálogo”, explicou.

O secretário lembrou ainda que este ano, no lugar de 14 plenárias ocorrerão sete, cada uma reunirá a população de duas Regiões de Participação Popular (RPP). As RPPs são a maneira como o Orçamento Participativo agrupa os bairros da cidade de João Pessoa de acordo com a sua localização. “Unificar duas regiões torna as plenárias mais objetivas e faz com que as demandas sejam resolvidas de forma mais célere”.

Durante as assembleias foi legitimada a eleição ao cargo de conselheiro através de preenchimento de formulário específico, atestando a condição de aptidão para ocupar o cargo, bem como com a apresentação de dez assinaturas de moradores da região que legitimaram a candidatura.

Para representar a 12ª RPP foram escolhidos Anderson Teixeira, Francisco de Assis Guedes, Gilson Pereira dos Santos, Izabel de Freitas oliveira, Júlio Fragoso Teixeira, Maria do Livramento da Silva, Manoel Alves Ribeiro Segundo, Maria Gorete Santana e Vaneza da Silva Dantas.

Já pela 4ª RPP foram escolhidos Aldson Lacerda, Fernando da Silva, Jean Fábio da Silva, Jéssica Ingrid de Araújo Gomes, Maria Neide Lourenço, Monica Ferreira da Silva, Rosangela de França Vasconcelos e Vitor Rodrigues da Silva.