Encenações da Paixão de Cristo acontecem até o dia 16 nos bairros de João Pessoa

Por Carol Queiroz - em 1985

Como forma de valorizar a cultura e os artistas locais, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) apresenta o ‘Roteiro das Paixões 2017’, onde grupos teatrais contam a história da crucificação de Cristo em encenações que ocorrem em diferentes bairros da Capital durante a Semana Santa. A realização do projeto é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Os espetáculos estão sendo apresentados ao público gratuitamente, até 16 de abril, em praças e até feiras livres. Lucas Chagas, chefe da Divisão de Artes Cênicas da Funjope, destaca o esforço e trabalho do governo municipal para que os eventos sejam de qualidade e tenham a participação da comunidade. “Esses eventos são geradores de renda, criam empregos diretos e indiretos, qualificam o relacionamento entre as pessoas, agregam valores, fortalecem a identidade cultural do nosso povo e dignificam nossa cultura, reforçando nossas raízes”, afirmou.

A programação teve início no domingo (9), pelo bairro de Mandacaru, com a ‘Paixão de Cristo Itinerante’, que tem direção de Ailton Silva. O espetáculo, encenado no bairro pela 38ª vez, começa às 19h, sendo apresentado até o dia 14 de abril em diferentes locais. O texto fala sobre o batismo e os milagres de Jesus, como a cena de Lázaro, a adúltera, o tributo a César e o lava-pés.

‘Vendedores de uma Paixão’ será encenado em Jaguaribe, nesta quarta-feira (12). Serão duas apresentações, às 10 e 16h, tendo como palco a feira livre do bairro. O espetáculo, dirigido por Romildo Rodrigues, conta a história de um grupo de atores mambembes que vai até a feira contar o Auto de Deus.

Nesta quarta-feira (12), a encenação da “Paixão de Cristo” será no Santuário da Penha, às 19h30. A apresentação de atores locais narra diversas passagens da vida de Jesus Cristo, desde seu nascimento até a ressurreição, em um espetáculo com 1h30 de duração. O elenco completo é formado por 45 pessoas, entre atores, figurantes, artistas e técnicos.

Nos Bancários, dois espetáculos: o Espetáculo artesanal ‘Paixão em Retalho’ e ‘O Cristo Lampião – Um auto de Paixão de Cristo’.

A dramaturgia “O Cristo Lampião – Um auto de Paixão de Cristo”, narra a história que se passa na cidade de Princesa Isabel, no Estado da Paraíba. Lampião, Maria Bonita e seus cangaceiros acampam guarda nos arredores do vilarejo. A cidade pacata do interior da Paraíba está se preparando para a semana santa, pois todos os anos encenam na praça principal da cidade a paixão de cristo, e de repente, o bando de Lampião chega, o padre fica naquele alvoroço e tenta contornar a história, colocando o próprio Lampião para fazer o Jesus.  O Espetáculo é uma obra do Coletivo Porta Cênica.

‘Paixão em Retalho’ tem direção de Joilson Custódio, criado pelos artistas cria um vínculo ainda maior no relacionamento construído em comunhão pelo elenco para celebração de fé e amor. Retrata a chegada do circo em cortejo na cidade, numa contação da vida do filho de Deus desde o nascimento, morte e ressurreição, sob uma ótica da commédia Dell’ arte – interagindo o cômico e a dramacidade cênica e circense, onde os brincantes fazem esta contação com músicas e danças de nosso regionalismo cultural nordestino, numa comunicação de troca com o público do começo ao fim como espetáculo de rua, permitindo uma vivencia que provoca as diversas emoções, através de seus elementos cênicos materiais e imateriais repleto de cores, risos e imaginação.

A “Paixão de Cristo do Grotão” está em sua 20ª e acontece na sexta (14) e no domingo (16), sempre as 19h30. O texto conta a história de Jesus Cristo narrado por sua mãe Maria, do nascimento até sua ressurreição. O espetáculo já se consolidou como uma das mais importantes ações culturais e evangelizadoras do bairro, através do Centro de Formação Frei Virgílio Panzze.

Na sexta-feira (14), às 19h, no Centro integrado Educason, no Rangel, o público assiste a “Paixão de Cristo’ da Comunidade Bom Jesus. O espetáculo segue fielmente os evangelhos oficiais, contando a história que se passa no tempo em que as pessoas eram reprimidas por seus governadores e reis, tendo como a única esperança a vinda do Messias.

No Geisel, o espetáculo “Auto de Deus” poderá ser conferido pelo público na sexta-feira (14), às 19h30, na Praça Orlando Geisel (próxima ao Supermercado Superbox). No sábado (15), os atores irão se apresentar no Parque da Lagoa, Centro. Durante a apresentação, os atores contam em flashbacks a vida de Jesus. As cenas fundem-se umas nas outras, com rapidez, no plano da realidade e da memória. O espetáculo, que é dirigido por Sanzia Márcia, acontece em uma arena de forma a dar visibilidade aos espectadores de todo o conjunto ao mesmo tempo.

Na Ilha do Bispo, o espetáculo “Profecias” apresenta a história de Cristo sob o olhar do diabo que profetiza para Deus o mal que passará Jesus e seu povo, os profetas e anjos que anunciam a vinda do Messias que irá resgatar o povo dos pecados e dos males; e de Jesus que prediz seu sofrimento e Deus que cumprirá a palavra ressuscitando seu filho amado.

Serão duas apresentações: na sexta-feira (14), às 19h, no Parque da Lagoa, e no sábado (15), às 19h30, na Av. Redenção, principal da Ilha do Bispo.

A paixão na Ilha do Bispo é encenada há 30 anos e tem como missão mostrar a história de Cristo, destacando que o seu amor pode ser vivido para se construir uma cultura de paz nas comunidades. O espetáculo tem como elenco base criança e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Igreja Católica Senhor do Bonfim, além de outras pessoas da comunidade.

Confira locais, horários e datas dos espetáculos nos bairros:

Mandacaru – ‘Paixão de Cristo Itinerante’

Horário: sempre às 19h

Dias:

Domingo (9/04) – Av. Caramuru, por trás da Igreja Coração de Jesus

Terça (11/04) – Rua Augusto Trindade

Quarta (12/04) – Rua João de Brito Lima Moura, próximo à Igreja Santo Inácio.

Quinta (13/04) – Na Praça da Cultural, próximo a estação de trem

Sexta (14/04) – Via Sacra na Igreja Coração de Jesus.

 Jaguaribe – ‘Vendedores de uma Paixão’

Horário: 10h e 16h

Dia: quarta-feira (12/04) – Feira de Jaguaribe

Penha – ‘Paixão de Cristo’

Horário: 19h30

Dia: quarta (12) – Santuário da Penha

 Bancários –  ‘Cristo Lampião ‘ e ‘Paixão em Retalho’

Quinta (13) – 20h – No Anfiteatro da Praça da Paz – ‘Cristo Lampião’

Sexta e sábado (14 e 15/04) – 19h – No Anfiteatro da Praça da Paz- ‘Paixão de Retalhos’

Grotão – A “Paixão de Cristo do Grotão”

Horário: 19h30

Dias: sexta (14) e domingo (16) – Rua Antônio Targino da Fonseca (por trás da Escola Moema Tinoco, Funcionários II).

 Rangel – Paixão de Cristo da Comunidade Bom Jesus

Horário: 19h

Dia: sexta-feira (14) – Centro Integrado Educason, Rua Jesus, nº 447.

Geisel – “Auto de Deus”

Horário: 19h30

Dias: sexta-feira (14) – na Praça Orlando Geisel (próxima ao Supermercado Super Box) e sábado (15) – no Parque da Lagoa

Ilha do Bispo – “Profecias”

Dias: sexta-feira (14), às 19h, no Parque da Lagoa e sábado (15), às 19h30, na Av. Redenção, principal da Ilha do Bispo