Projeto Dia de Ler homenageia Monteiro Lobato em ação educativa aberta ao público

Por Adriana Crisanto - em 1933

O projeto Dia de Ler da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, apresenta neste domingo (30), às 17h, contação de história sobre a vida e obra de Monteiro Lobato, com destaque para boneca Emília, personagem principal da coleção de histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo.

A ação educativa será aberta ao público de todas as idades e acontecerá no Anfiteatro da Estação Cabo Branco. A atividade será conduzida pelo arte educador e ator de teatro, José Carlos de Souza, que interpreta Monteiro Lobato guiado pelo fantoche da boneca Emília.

“Nesta contação vou trabalhar com as histórias de tia Anastácia e em especial a Emília, por serem personagens que Monteiro Lobato mais gostava, principalmente a Emília, do que ele dizia que era um pouco dele. E tia Anastácia por ser uma contadora de história dentro da própria história”, revelou José Carlos.

Dia de Ler – O projeto é uma ação educativa do Setor de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco que consiste em promover atividades de arte e educação destinada a todos os públicos.

Monteiro Lobato – Um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, ele publicou vários livros e recebeu destaque pela história do Jeca Tatu, um homem do campo, com uma vida muito simples, preguiçoso, onde o autor relembrou os tempos em que vivera num sítio.

Com essas histórias trabalhou em prol da defesa do meio ambiente, da reforma agrária, fez campanhas pela melhoria da saúde e falou sobre o petróleo e outros assuntos e temas.

O seu grande sucesso foi a Coleção “O Sítio do Picapau Amarelo”. As histórias se passavam no sítio de Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho, onde outros personagens davam graça às histórias, como: Tia Nastácia – que fazia deliciosos bolinhos de chuva; Tio Barnabé – o velho contador de causos; a dupla engraçada de trabalhadores rurais: Zé Carneiro e Pedro Malazarte; e os tão famosos personagens Emília, a boneca de pano, teimosa e engraçada; Visconde de Sabugosa, o sabugo de milho que vira gente, dono de uma apreciável inteligência.

As histórias acontecem no Sítio de Dona Benta, envolvendo outros personagens, levando lições de vida para as crianças. O Saci-Pererê e a Cuca eram os personagens perversos, que assustavam as pessoas.

SERVIÇO:

DIA DE LER – MONTEIRO LOBATO

Atração: Contação de História e Teatro sobre Monteiro Lobato

Domingo (30)

Hora: 17h

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco

Entrada gratuita

Fones: 3214.8303 – 3114.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb