Ação integrada da PMJP leva serviços de Saúde e cidadania para moradores da Saturnino de Brito
Uma manhã de sábado (06) especial. Foi assim, através da Ação Integrada em Saúde, que os moradores da Comunidade Saturnino de Brito, no bairro de Cruz das Armas, começaram o fim de semana. O programa é promovido semanalmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Habitação, Orçamento Participativo, Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia, além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
De acordo com Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde, este programa promove a aproximação dos serviços, atendendo a comunidade de forma imediata, mantendo o diálogo entre a gestão municipal e as pessoas. “São atividades básicas que envolvem também um processo pedagógico social, levando atendimentos em saúde e outros considerados essenciais para o dia a dia da população”, ressaltou.
Suzylena Cristina reside na comunidade há 49 anos. Hoje, ela acordou cedinho para mobilizar os vizinhos a participar das ações. “É muito bom saber que a Prefeitura está zelando pela gente. Estamos muito felizes com tudo e aproveitei todos os serviços”, comemorou a dona de casa.
Atendimento médico, odontológico, serviço social, fonoaudiológico e nutricional foram disponibilizados a todos, que tiveram acesso ainda a aferição da pressão arterial, teste de glicemia, práticas integrativas, distribuição de preservativos, vacinação e orientações educativas sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, insetos, ratos e escorpiões dentro de casa.
Iolete de Araújo não perdeu a oportunidade de cuidar da saúde. Verificou a pressão arterial e passou pelo teste de glicemia. “Eu nem lembrava o dia que tinha feito um exame. Agora posso passar o final de semana tranquila, deu tudo certo”, disse ela.
Habitação – Dando continuidade à política habitacional da gestão municipal, o prefeito Luciano Cartaxo vem investindo também nesta comunidade, que futuramente ganhará o Residencial Saturnino de Brito, com 400 unidades habitacionais. “O residencial já está em construção, vai beneficiar moradores que residiam em áreas de risco e que atualmente recebem auxílio aluguel”, explica o secretário adjunto da Semhab, André Coelho.
Além de serviços de saúde, a população teve acesso a informática, através do ônibus digital da Secitec, passou por tratamentos estéticos (manicure, corte de cabelo, designer de sobrancelhas e limpeza de pele), bem como momentos de lazer com a instalação de parquinhos para a criançada, distribuição de algodão doce e música ao vivo (voz e violão). Serviços de pintura de meio fio, capinação e limpeza também foram promovidos na localidade.