Semana da Saúde do Idoso estimula hábitos saudáveis e atividades de lazer

Por Flávio Asevêdo - em 1600

Com uma população idosa estimada em 10%, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza ações voltadas para cuidar da saúde e promover mais qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos. Nesta terça-feira (9), o prefeito Luciano Cartaxo deu início à Semana da Saúde do Idoso no Clube da Pessoa Idosa, no Altiplano, com uma série de atividades culturais e de lazer, além de serviços de saúde para estimular a prevenção a doenças e cuidar do bem-estar desta população. “Tirar estas pessoas de casa, estimular hábitos saudáveis, trazer para um espaço de convivência e harmonia muda a qualidade de vida deles”, afirmou o prefeito.

A programação teve início com um café da manhã, mas, até esta sexta-feira (12), os idosos interessados em participar das atividades, terão acesso a serviços de saúde, atendimento odontológico, vacinação, apresentações artísticas e culturais, palestras, entre outros. Além disso, todos os dias haverá exposição de artesanato e uma palestra com especialistas que tratarão sobre temas relacionados à saúde da população com mais de 60 anos. O encerramento será marcado por um baile a partir das 14h da sexta (12).

“Estamos realizando esta Semana do Idoso com muito carinho, atenção e zelo acima de tudo. São pessoas que já deram uma contribuição importante à cidade de João Pessoa, então esse é um momento não só de confraternização, mas também de prestar serviços, porque estamos conseguindo unir o Instituto de Previdência do Município (IPM) e a Secretaria de Saúde. Nossa gestão não cuida só da cidade, porque entende que para a cidade ser boa, tem que cuidar é das pessoas. Por isso não só aqui, mas temos tantas outras ações, como as Academias de Saúde e o Projeto João Pessoa Vida Saudável, por exemplo,”, destacou Luciano Cartaxo.

O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, afirmou que este tipo de ação promove uma cultura preventiva na população, importante para a diminuição de doenças. “A população idosa por natureza é mais frágil, especialmente em época de chuva, e aqui tem vacina, teste de glicemia, teste rápido de HIV e muita convivência. O bate papo em si é uma grande terapia. Quando a Prefeitura faz um bom trabalho de mobilização e de educação, possibilita ter controle de doenças, ter mais hábitos saudáveis, uma boa dieta, menos stress, pois são diversos hábitos que proporcionam uma vida mais saudável”, declarou.

O superintendente do IPM, Diego Tavares, também comemorou o sucesso da abertura do evento por conseguir reunir tantos idosos, entre homens e mulheres, que se cuidam e têm hábitos mais saudáveis. “É muito gratificante poder contribuir com uma ação como essa. A gestão está cada vez mais cuidando da saúde dos idosos, oferecendo serviços, promovendo ações de integração e de convivência”, disse.

Rede de Saúde – Além do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 181 equipes de Saúde da Família (ESF), quatro Unidades Básica de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cepics) e três Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Eles também recebem atendimento de órtese e prótese realizado pelo Cais Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.

Também são oferecidas atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e de grupos de convivência por meio das Equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.

Idosos – De acordo com dados do IBGE, atualmente, a população de idosos em João Pessoa já chega a 83.118 habitantes. O Estatuto do Idoso destaca que uma pessoa é considerada idosa, e passa a ter acesso aos direitos assegurados, a partir dos 60 anos. No início do século passado, a expectativa de vida da população era de 33 anos. Nos dias atuais, essa expectativa saltou para 74,9 anos, aqui na Paraíba.

Confira a programação completa da Semana de Saúde do Idoso

Quarta-feira (10/05)
8h às 12h– atendimento médico, odontológico, vacinação, aferição de pressão, aurioculoterapia
9h – palestra sobre longevidade e saúde com o Dr. Alexandre Guimarães
9h – apresentação do grupo de dança colibris

Quinta-feira (11/05)
8h às 12h– atendimento médico, odontológico, vacinação, aferição de pressão, aurioculoterapia
9h – palestra sobre sexualidade e envelhecimento, com Dra. Ana Aires
9h – aulas de zumba e aeróbica

Sexta-feira (12/05)
8h às 12h– atendimento médico, odontológico, vacinação, aferição de pressão, aurioculoterapia
14h – baile dos anos 60