João Nicodemos abre exposição fotográfica na Estação

Por Adriana Crisanto - em 1190

A exposição fotográfica do luthier, pesquisador e etnomusicólogo, João Nicodemos, entra em cartaz, neste sábado (20), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A exposição, intitulada “Rabecas de João Nicodemos”, permanece aberta para visitação pública de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, até o mês de julho. A entrada é gratuita para todas as idades.

Em “Rabecas”, o visitante encontrará imagens em tamanhos variados. Nela João Nicodemos apresenta desde a primeira Rabeca (instrumento musical) até a mais recente. Ele atribuiu ao instrumento classificações que podem ser vistas na exposição, a exemplo da rabeca de gamela, rabeca de cocho, rabeca de cinta cortada e de cinta dobrada.

Os modelos das rabecas, segundo ele, são exclusivos. Foram construídas em madeiras de lei e outras madeiras brasileiras, sempre seguindo a ideia de sustentabilidade como prática da reutilização, que de acordo com ele, são exemplares únicos, não havendo cópias.

As fotografias são desde o período bruto da madeira, em fase de construção e o instrumento pronto para uso, que nos dão a medida exata de como a estética vai sendo construída. Individualmente ou em conjunto, as imagens nos revelam, por meio das linhas, cores e formas que revelam o prazer do artista pela arte da luteria.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO RABECAS DE JOÃO NICODEMOS

Abertura: Sábado (20)

Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante

Horário de visitação: Terça a Sexta-feira de 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado de 10h às 19h.

Fone: 3214.8270 – 3214.8303

Entrada gratuita

CONTATO PARA IMPRENSA

Larrisa França – (83) 9.8690.0179

(83) 3.226.1122