Prefeitura realiza oficina de gastronomia no Restaurante Popular de Mangabeira
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou a oficina de gastronomia ‘Futuros Chef’s’, na tarde dessa terça-feira (30), no Restaurante Popular de Mangabeira. Na oportunidade, chefes de cozinha de quatro estabelecimentos reconhecidos na Capital ministraram respectivamente quatro aulas na modalidade show para os alunos inscritos.
O evento também contou com a parceria da Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Trabalho Produção e Renda (Setrab), Banco Cidadão, Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) e Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação (Seha-JP) e apoio da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel).
A primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, destacou a importância do evento. “Esta é uma grande oportunidade para quem quer empreender. Os alunos têm acesso a oficinas de gastronomia de alto nível, com chefes de estabelecimentos reconhecidos na Capital. Investir em capacitação num período econômico tão difícil como esse é primordial. Um dos focos da economia criativa é incentivar o desenvolvimento humano e isso aquece o mercado local, gerando emprego e renda”, explicou.
De acordo com o secretário adjunto da Setur, Graco Parente, a Prefeitura tem realizado um importante papel para o empreededorismo na Capital. “Este é um segmento que a pessoa começa pequeno, com uma pequena produção em casa e pode se tornar um grande empresário do mercado alimentício. A Prefeitura tem investido cada vez mais em capacitações nos mais variados segmentos, isso reflete na qualidade dos serviços, já que uma mão de obra qualificada é um diferencial importante no mercado”, avaliou.
Iedy Fernanda, cozinheira e estudante de Gastronomia e Nutrição do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), ressaltou que essa foi uma oportunidade única. “Qualquer oficina na área de gastronomia é muito cara e pouco acessível. Não esperava que em João Pessoa eu pudesse participar de uma oficina desse porte, ainda mais sendo totalmente gratuita. Achei essa iniciativa maravilhosa e não poderia perder”, comemorou.
Educação Alimentar – As oficinas possuem foco prioritário na educação alimentar e nutricional dos beneficiários na política de Segurança Alimentar no município. O projeto também prevê a realização de oficinas nas cozinhas comunitárias, visando sensibilizar os beneficiários sobre a importância de cultivar uma horta comunitária ou no quintal de casa.
A ação faz parte de um ciclo de oficinas realizadas pela Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan) desde o mês passado, tratando do tema da gastronomia em diferentes espaços que funcionam com gêneros alimentícios na Prefeitura.