Orquestras do Ação Social pela Música levam emoção ao Centro Cultural de Mangabeira
Uma tarde de música e emoção. Assim foi o concerto das orquestras do projeto Ação Social Pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP), Unidade 1 (Alto do Mateus) e Unidade 2 (Mangabeira), neste sábado (26), no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.
Regidas pelos maestros Hector Rossi, Samuel Espinoza – regentes titulares das duas unidades – e Fernando Bru, que passou a semana ministrando aulas para os alunos do projeto, as orquestras tocaram músicas que fazem parte do seu repertório e outras preparadas especialmente para esta apresentação, como ‘Trenzinho Caipira’ (H. Villa-Lobos), ‘Abertura Guilherme Tell’ (G. Rossini) e ‘Paradinha’ (Anitta).
Para o maestro Fernando Bru, que trabalha com crianças de comunidades do Rio de Janeiro, a experiência de reger as orquestras das unidades de João Pessoa foi maravilhosa. “Aqui eu senti a participação muito mais espontânea da criançada, querendo fazer coisas novas, querendo ler músicas novas. Eles queriam que a coisa fluísse”, afirmou.
O maestro Fernando Bru disse que em três dias preparou quatro músicas para o concerto e como os alunos ainda têm pouca experiência de leitura musical, teve que trabalhar obras que eles já conhecessem. “Eu fiz questão de trazer um arranjo feito por um amigo de Ji-Paraná, que ele fez de uma cantora contemporânea, Anitta. Não é tão fácil para os alunos, mas o fato de eles quererem fazer e conhecerem a música ficou mais fácil trabalhar”, completou.
Na plateia, dona Maria de Lourdes, avó de Lucas Gabriel, aluno da unidade do Alto do Mateus, disse que gostou do concerto. “Foi maravilhoso”, ressaltou ela, que não perde uma apresentação do neto. “Vou a todas as apresentações dele, pois o projeto abriu perspectiva de uma vida melhor para ele”, reforçou.
Lucas Gabriel, que estuda viola, confirmou que o Ação Social pela Música já mudou sua vida. “Antes de entrar no projeto eu queria ser jogador de futebol, mas depois que comecei a estudar música, que comecei a tocar, decidi que quero ser músico. Acho melhor passar as tardes aprendendo a tocar um instrumento musical do que ficar em casa sem fazer nada”, contou.
Projeto – O Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, é patrocinado pela Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O projeto atende 150 crianças e adolescentes nas unidades do Alto do Mateus e de Mangabeira, onde estudam instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Os dois novos polos, no Gervásio Maia e no Varadouro (Casa da Pólvora), inaugurados este mês, já estão atendendo 120 alunos com aulas de flauta doce e canto coral.