Em um ano de funcionamento, posto da Guarda Municipal auxilia população dos Bancários

Por Max Oliveira - em 1173

O posto da Guarda Civil Municipal de João Pessoa, que funciona na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, está completando um ano de funcionamento nesta quinta-feira (21). Com atribuições para atuar na segurança preventiva 24h por dia, além de promover a cidadania, a unidade vem contribuindo para fomentar a cultura de paz no bairro.

“Mais do que uma base física, o posto é um ponto de interlocução com a comunidade local”, explica o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Geraldo Amorim, ressaltando o caráter cidadão da unidade no atendimento a população. “O local funciona também como ponto de apoio para a Ronda Escolar, que monitora as escolas dos Bancários e arredores”, finaliza.

A população pode recorrer ao posto da Guarda Municipal para obter orientações em geral sobre a circulação na Praça da Paz, além de ajuda em casos onde for vítima de furto ou algum tipo de ação de violência. Nestes casos, o subinspetor da unidade, Pedro Brito Coutinho, explica que a Guarda atua dando apoio às forças policiais.

“Oferecemos esse suporte, dando informações para o Centro de Integrado de Operações Policiais (Ciop), no sentido de elucidar ou encaminhar as pessoas resolverem os problemas, sejam eles de natureza de entorpecentes, furtos ou até de desaparecimento de pessoas”, afirmou Pedro Brito, destacando que o posto funciona com efetivo de 12 guardas municipais, divididos por turnos. Além de contar também com o apoio de três motos e duas viaturas, que fazem a cobertura na Praça da Paz e nas imediações dos Bancários.

Entre os moradores e usuários da Praça da Paz, o serviço oferecido pelo posto da Guarda Municipal tem sido positivo, na colaboração para inibir ações de violência e prestação e acolhimento cidadão. “Eu caminho todos os dias aqui e digo que a sensação de segurança melhorou. Vejo o pessoal da Guarda fazendo ronda sempre”, disse o aposentado João Batista do Nascimento.

A estudante Laís Pereira, que mora nas proximidades do posto da Guarda Municipal, comemorou a instalação do serviço no local. “Nesse local, devido à circulação das pessoas, já soube de vários casos de roubo. Eu nunca fui vítima, ainda bem. Mas sei que é preciso ter alguns cuidados, e a Guarda auxilia muito nisso”, disse.