Prefeitura divulga atrativos de João Pessoa no Dia Mundial do Turismo em feira da Abav

Por Luiz Carlos Lima - em 801

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Turismo, nesta quarta-feira (27), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) divulga a Capital paraibana na maior feira das Américas do setor turístico. Trata-se da 45ª edição da Abav Expo Internacional de Turismo, que acontece durante dois dias – entre a quarta-feira (27) e a sexta-feira (29) -, na cidade de São Paulo (SP). A cidade de João Pessoa tem se consolidado como um dos destinos mais procurados do Nordeste e se prepara para ampliar maiores ofertas aos turistas a exemplo de um voo internacional e contínuos investimentos no potencial turístico da cidade.

A importância do setor turístico para as economias são traduzidas em números. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que o segmento do turismo representa 10% do PIB mundial em impacto direto e induzido. O setor ainda é responsável por um em cada 11 empregos em todo o mundo.

A ligação com a Europa através de um voo direto entre João Pessoa e a capital holandesa (Amsterdã) deve ser o próximo passo para impulsionar o turismo local. As negociações entre a gestão municipal e a gestão holandesa estão avançadas e a expectativa é que a partir do mês de janeiro do próximo ano o voo já seja apresentado para operadores de turismo em feiras especializadas.

O secretário da Setur, Fernando Milanez, explica que a gestão tem se esforçado para que se realize a ligação entre Europa e João Pessoa. “O turismo há anos é um braço muito importante para o desenvolvimento do Estado. Nós queremos e precisamos que esses turistas europeus se interessem pela cidade. Vamos fazer essa visita à Infraero e discutirmos essa viabilidade do aeroporto para transformamos em realidade essa ligação”, disse.

Atrativos locais – A gestão do Prefeito Luciano Cartaxo percebeu a importância do setor turístico para a economia da cidade e tem realizado grandes investimentos, que mudaram a cara da Capital paraibana. As construções, reformas e intervenções de melhoramento do Centro Histórico, incluindo a Lagoa, Praça da Independência, Parque Casa da Pólvora, Praça da Pedra, Praça João Pessoa, Praça 1817 e Hotel Globo já ultrapassam os R$ 40 milhões.

Além do valor histórico da cidade – João Pessoa é a segunda capital mais antiga do Brasil -, as belezas naturais também constituem um forte apelo para os turistas. Na divulgação da Capital, a Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foca em três potenciais: o turismo religioso, o roteiro sol e mar e atrações históricas.

Estrutura – Outra novidade importante para o desenvolvimento turístico de João Pessoa foi à inauguração, há um ano, do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que funciona em frente ao Hotel Tambaú. O local é um instrumento importante para divulgar os atrativos disponíveis na cidade para o turista e informá-lo sobre como localizar determinados serviços.

O CAT foi dividido em seis boxes que devem ser ocupados por órgãos ligados ao turismo ou que podem de alguma forma dar suporte a atividade turística. No local, o turista terá acesso a mapas, material de divulgação de estabelecimentos como restaurantes e bares e informações sobre passeios.

O CAT está localizado estrategicamente em um local tradicionalmente com grande circulação de turistas.

Feira da Abav – Futuras parcerias e consolidação da cidade de João Pessoa no turismo internacional são os principais objetivos da participação da PMJP na 45ª edição da Abav Expo Internacional de Turismo.

O evento é a oportunidade de divulgar o destino João Pessoa, que, nos últimos anos, tem se consolidado como um dos mais procurados do Nordeste. Como o evento não é aberto ao público, o principal é objetivo é o contato com agentes e operadores de turismo. Para isto, a comitiva da PMJP levará material promocional com folders referentes ao Centro Histórico, roteiro sol e mar e turismo religioso.

Para o secretário da Setur, Fernando Milanez, a Prefeitura participa do evento da Abav em um momento bastante positivo para o turismo local. “Estamos numa fase de expansão, inclusive com a previsão de um voo internacional. Vamos aproveitar o momento para, além de divulgar o destino, ir em busca de parcerias para melhorar ainda mais as possibilidades turísticas da Capital”, disse