Desfile e workshop em crochê marcam mais uma capacitação da PMJP para 200 mulheres

Por Max Oliveira - em 1693

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Desenvolvimento do talento humano. Foi com esse propósito que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) fez uma parceria com a Empresa Linhas Círculos para capacitar e dar autonomia financeira a cerca de 200 mulheres artesãs da Capital. Para marcar a nova etapa de vida dessas mulheres e mostrar o trabalho desenvolvido por elas, foi realizado na tarde desta sexta-feira (20), na Estação das Artes, no Altiplano, o II Mega Evento Círculo de Crochê da Paraíba.

O evento marcou também o encerramento de mais um Workshop em Crochê, realizado de 16 a 19 deste mês na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF), no José Américo, pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).

A PMJP desde 2013, através da SEPPM e das Linhas Círculos, vem promovendo ações de capacitação em crochê com centenas de mulheres, com o objetivo de gerar autonomia financeira e fomentar o artesanato na cidade. A primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, que é coordenadora do programa João Pessoa Artesã (JPA), destacou a importância da parceria.

“O foco na capacitação, na melhora do produto, para que as mulheres tenham a oportunidade de mostrar os seus trabalhos com qualidade para o mercado de trabalho. A Prefeitura de João Pessoa está de parabéns por proporcionar oportunidades para que essas mulheres tenham a sua autonomia financeira, se empoderem cada vez mais e mostrem seus talentos. Esse é o diferencial da gestão, que é possibilitar o desenvolvimento do talento humano”, disse Maísa Cartaxo.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Além do workshop, que foi ministrado por Neddy Glosman e Bruna Sztisjak, da empresa Círculos, o evento teve um desfile com as peças exclusivas produzidas pelas artesãs, nas coleções moda praia, moda passeio, moda decor e moda infantil.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Lídia Moura, ressaltou a importância do evento para dar visibilidade a produção das artesãs, no sentido de gerar renda. “Juntamos todas as mulheres que já fazem esse trabalho para um grande desfile, com peças exclusivas. Então, esse momento é o ápice, porque foram expostos no desfile todos os trabalhos para que os lojistas presentes possam fazer suas encomendas e essa arte se transforme em renda”, afirmou.

A artesã Jadaí Ribeiro revelou que manuseia a técnica do crochê há muito tempo, mas só esse ano, por meio desse apoio da PMJP, teve a oportunidade de desenvolver novas possibilidades de criação ao participar do workshop. Ela acredita que a capacitação é o diferencial para conseguir bons resultados – tanto na qualidade das peças como no sucesso com a clientela.

“Eu não sabia que a gente poderia criar tanta coisa, peças variadas, de uma forma simplificada. Sempre dominei o crochê, mas não com a visão que eu tenho hoje, de poder melhorar o meu trabalho. Eu estou muito satisfeita com o comércio de peças que estou tendo com as pessoas que procuram pelo meu trabalho”, comemorou.