João Pessoa é reconhecida pela Unesco e passa a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas

Por Flávio Asevêdo - em 1934

A arte popular e o artesanato levaram a cidade de João Pessoa a integrar, a partir desta terça-feira (31), a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN). A capital da Paraíba recebeu o título em virtude dos investimentos e do apoio dados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a projetos como o Sereias da Penha, dentro do João Pessoa Artesã e da parceria com o Sebrae. Agora, a nossa Capital está integrada a uma rede de cooperação internacional que dará mais visibilidade, credibilidade e mercado para diversas associações de artesãos que fazem da arte com suas mãos uma alternativa de sustento e de manutenção da cultura popular.

João Pessoa, com o artesanato, e outras duas cidades brasileiras, Brasília, através do Design, e Paraty, pela sua gastronomia, foram escolhidas para se integrarem à Rede, que conta com apenas 116 cidades de 54 países. O objetivo da rede é posicionar a economia  criativa no centro das políticas públicas municipais, estimulando o intercâmbio de especialistas e das melhores práticas em ações de interesse comum. Outras cinco cidades brasileiras já faziam parte da rede, mas João Pessoa é a única que se destaca no artesanato e arte popular: Belém e Florianópolis, pela gastronomia; Curitiba, em design; Salvador, em música; e Santos, pelo cinema.

Para tornar possível este reconhecimento, foi encaminhado um dossiê elaborado por iniciativa da PMJP com o Sebrae, no qual, dentre outros documentos, uma carta onde o prefeito  Luciano Cartaxo dá anuência e se compromete a apoiar pelos próximos anos as atividades do segmento do artesanato e cultura popular na cidade. Além disso, o documento conta também com uma carta da Associação de Artesãs Sereias da Penha, uma carta do Sebrae enquanto instituição não governamental chancelando o dossiê, bem como uma carta do Itamaraty.

“A emoção é muito grande em saber que João Pessoa agora faz parte da rede mundial de cidades criativas da Unesco. Já era um sonho nosso antigo e com essa notícia sabemos que poderemos avançar desenvolvendo ações que contribuam ainda mais para dar visibilidade ao nosso artesanato e arte popular. João Pessoa vive um momento muito especial de premiações e receber este título nos enche de orgulho e motivação para continuar investindo muito na cultura popular, no artesanato e, principalmente, nos artesão, nos artistas”, disse Luciano Cartaxo.

Por ter sido reconhecida por sua riqueza cultural, expressa através de sua arte popular e de seu artesanato, dos ativos existentes no município e por sua visão futuro, dentre as ações previstas para o próximo ano estão a criação de um Laboratório de Inovação e Design para o artesanato e a realização de uma Feira Internacional de Artesanato com a participação de artesãos e artistas convidados de outras cidades da Rede. Além das três cidades brasileiras, outras 60 de todo o mundo, escolhidas pela Unesco, serão apresentadas no encontro anual das cidades criativas, que acontece em julho do próximo ano na Cracóvia (Polônia).

A primeira-dama de João Pessoa, coordenadora do Projeto João Pessoa Artesã e madrinha do ‘Sereias da Penha’, Maísa Cartaxo, afirmou que os olhos do mundo se voltam para João Pessoa com mais este reconhecimento. “Fico muito emocionada com este título porque através do JPA temos trabalhado muito pelo fortalecimento e pela identidade do artesanato da cidade. João Pessoa agora fica na rota internacional do artesanato e arte popular, reconhecida por um órgão importantíssimo, como é a Unesco, e chegamos a um novo patamar. É o início de um caminhar, mas mostra-se que é o caminho certo”, declarou.

A analista técnica do Sebrae, Marielza Rodriguez, destacou a importância deste título para a Capital paraibana. “A Unesco é uma organização com representatividade mundial, exatamente preocupada com a educação e cultura. Então, é uma honra para João Pessoa integrar esta rede com a propositura de fazer um intercâmbio com as demais cidades, trocar experiências e realizar ações que deem mais visibilidade a João Pessoa, fomentando negócios e mais credibilidade ao setor”, afirmou.