Procon-JP alerta que consulta gratuita à Serasa/SPC só pode ser realizada na sede da Secretaria
A única forma de obter informações sobre a situação de crédito junto à Serasa/SPC no SAC da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor é presencialmente e, para terceiros, por procuração devidamente registrada. Devido ao grande número de consumidores requerendo o serviço através do telefone, o Procon-JP está realizando campanha de esclarecimento junto ao cidadão que deseja fazer, gratuitamente, esse tipo de consulta.
Mais de 120 consultas à Serasa/SPC foram realizadas em menos de um mês no SAC do Procon-JP. A obtenção das informações com o histórico da situação de crédito do consumidor leva cerca de dois segundos até a impressão de uma declaração com a logomarca da Serasa e autenticada pela Secretaria. O consumidor pode, ainda, ter acesso às informações quanto à sua situação também no SPC porque a Serasa disponibilizou essa base de dados ao Procon-JP.
“Para ter acesso a esses dados, a pessoa só precisa solicitar o serviço ao atendente no SAC da sede do Procon-JP, na rua Pedro I, 473, no bairro de Tambiá”, esclarece o secretário Helton Renê, adiantando que, além da consulta comum ao CPF, a pessoa também tem acesso ao histórico de sua situação de crédito (score), que é a análise da vida da pessoa enquanto consumidor. “Às vezes, alguém não consegue ter o crédito liberado mesmo sem dívida ativa porque sua pontuação de confiança no mercado coloca esse impedimento”.
Não recomenda – O titular do Procon-JP explica que, como esse tipo de informação é confidencial, não pode ser prestada por telefone. “A pessoa tem que trazer o CPF e solicitar a informação na sede da Secretaria. Esses esclarecimentos são necessários porque estamos recebendo muitas ligações, inclusive pelo 0800 083 2015, pedindo que o consultor jurídico realize a consulta. O procedimento não pode ser feito dessa forma e, alerto, também não é recomendável as pessoas estarem dando seu número de CPF pelo telefone para quaisquer tipos de consulta”, orienta Helton Renê.
Necessário – O secretário acrescenta que o serviço faz parte da ampliação do leque de atendimentos na sede e pelos canais virtuais do Procon-JP e está funcionando normalmente. “Devido à crescente procura pela consulta SPC/Serasa, dá para perceber como esse serviço era necessário. O Procon-JP é o pioneiro da Paraíba e um dos primeiros no Nordeste a oferecer esse tipo de informação ao consumidor. Nossa intenção é continuar a ampliar nossa gama de atendimento ao cidadão de João Pessoa”.
Atendimento do Procon-JP:
Sede: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h, na avenida Pedro I, nº 473 – Tambiá
Telefones: 0800 83 2015; 3214-3040; 3214-3042; 3214-3046
Procon-JP no MP: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Parque da Lagoa, nº 300, Centro