Orquestra de Cordas do ASMJP emociona o público no Centro Cultural Pavilhão do Chá
A pressa e a correria do dia a dia não foram empecilhos para atrair a atenção das pessoas que passaram na frente do Centro Cultural do Pavilhão do Chá na tarde desta quinta-feira (9). O motivo a Orquestra de Cordas do projeto Ação Social Pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP), Unidade 1 (Alto do Mateus) que emocionou o público no local com a apresentação de um repertório eclético, que foi de Mozart com ´Pequena Serenata’ a Luiz Gonzaga, sob regência do maestro, Hector Rossi.
Essa foi a primeira apresentação da ASMJP no local, mas outras acontecerão na segunda semana de cada mês, sempre às quintas-feiras, às 16h. O objetivo é ocupar o Centro Cultural do Pavilhão do Chá levando arte e música para um dos mais reconhecidos cartões-postais da Capital.
De acordo com Hector Rossi, que também é regente titular da unidade 1 e diretor artístico do ASMJP, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com essa iniciativa vai resgatar os tempos áureos do local. “Esse é um lugar histórico de João Pessoa onde se reuniram grandes autoridades, poetas, artistas e a nata cultural da cultural da Capital, então nós estamos resgatando a cultura e a história do Pavilhão do Chá ao mesmo tempo que estamos resguardando o futuro dessas crianças através dessa ação”, destacou.
A apresentação chamou a atenção do taxista José Félix do Nascimento, 60 anos, que fez questão de ficar de pé para assistir o concerto. “É maravilhoso ver que o Pavilhão do Chá está voltando a ter a importância que tinha no passado. Tenho praça de táxi no local há 30 anos e posso dizer que o lugar estava abandonado mesmo. Dava uma tristeza e me preocupava, mas agora fico feliz em ver que famílias voltaram a frequentar aqui. Essa mudança de público também gera segurança pra gente que trabalha aqui. Sem contar que é emocionante ver essas crianças tocando uma música tão agradável. Nunca tinha visto apresentação mais linda aqui”, afirmou.
Repertório – Nessa primeira apresentação, a Orquestra de Cordas do projeto Ação Social Pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP), Unidade 1 (Alto do Mateus) executou a ‘Pequena serenata’ de Mozart, ‘Pompa e circunstância’ (Edward Elgar), ‘Dance Scenario’ (Elliot delBorgo), ‘Eu só quero um xodó’ (Dominguinhos e Anastácia), ‘Assum preto’ (Luiz Gonzaga), ‘Que nem jiló’ (Luiz Gonzaga) e ‘Paradinha’ (Anitta).
Projeto – O projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa é patrocinado pela empresa Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). Já são quase 300 crianças atendidas pelo projeto nas quatro unidades da Capital – Alto do Mateus, Mangabeira, Centro (Casa da Pólvora) e Gervásio Maia – com aulas práticas e teóricas diárias, além de aulas de reforço escolar (Português e Matemática).