Participantes avaliam seminário como um avanço para a troca de experiência na área cultural
“Sensacional a iniciativa da Funjope de tentar promover essa integração e essa troca de experiências de políticas e ações culturais. É um primeiro passo e a gente tem que apostar nesse tipo de iniciativa. Não podemos perder de vista a importância desse passo de integração. Tivemos pautas referentes a políticas culturais extremamente ricas e necessárias de serem discutidas”, avaliou Roberto Azoubel, representação Regional no Nordeste do Ministério da Cultura (MinC), ao final do Seminário Conexão Cultural Nordeste – Identidade, Integração, Intercâmbio, realizado no Hotel Globo.
O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope) e, após dois dias de debates, que contaram com a participação ativa do público e representantes do movimento cultural da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, as propostas para o fomento cultural e troca de experiências foram avaliadas de forma positiva por todos os participantes.
“Esse seminário chegou em um momento excelente. Essa discussão aberta no seminário não só conscientiza, como também injeta ânimo para todo produtor cultural”, ressaltou o presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, Edson Pessoa.
Por sua vez, o coordenador de Extensão Cultural da UFPB, Antônio Gualberto, avaliou que o seminário foi positivo para a consolidação da cultura na Capital. “O evento foi muito oportuno, com representantes do Ministério da Cultura, da universidade e das manifestações populares mais expressivas da cidade e um público participativo, que não se sentiu inibido em colocar suas posições”, afirmou.
O assessor técnico da Funjope, Marcus Alves, considerou o evento positivo por vários motivos, por exemplo, o início de um processo de retomada e intensificação de diálogo da Funjope com artistas, produtores e associações de cultura da cidade, dentre outros pontos. “Começamos a criar uma agenda focada no intercâmbio e parcerias com secretarias e gestores de Cultura de Recife, Olinda e Natal, além de outros municípios da Paraíba. Isso tudo em um momento importante da cidade de João Pessoa, que recebeu o prêmio de Cidade Criativa da Unesco e se esforça para valorizar o seu Centro Histórico, com atividades e ações com vistas a animar esse espaço. Nesta agenda também focamos a necessidade de intensificar a capacitação de nossos grupos de artistas com vistas à participação no processo de captação de recursos, editais, etc”, pontuou Marcus Alves.