Famílias se reúnem em tarde de concertos no 5º Festival de Música Clássica de João Pessoa

Por Rômulo Teodorico - em 1154

A tarde desta quinta-feira (30) reuniu diversas famílias nos concertos do 5º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. As apresentações aconteceram no Mosteiro de São Bento e Primeira Igreja Batista, no Centro da Capital. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura.

O primeiro concerto da programação reuniu diversas famílias, que assistiam atentamente as apresentações da Orquestra de Cordas do Projeto Ação Social Pela Música – Núcleo João Pessoa, Unidade 1 (Alto do Mateus). “Estou aqui com a família toda: meu filho de dois meses, um de dois anos e o mais velho de dez anos, que inclusive está se apresentando hoje. E saber que ele participa de um evento tão grande só nos deixa feliz e orgulhosa”, disse Girleide da Silva.

O pequeno Guthierry Kiê, filho do casal Gutembert Nascimento e Girleide da Silva disse que a presença dos pais é fundamental para ele. “Ter meus pais aqui é muito bom, pois me incentiva quando estou tocando, me dando mais segurança”, contou. Já Marilene Cardoso, que veio com seu namorado disse que se emocionou quando viu as crianças se apresentando. “É muito lindo ver essa geração tocando tão bem. Hoje estamos vendo que cada dia mais as crianças têm oportunidades únicas para aprenderem sobre a cultura, música e arte. Isso é maravilhoso”, afirmou.

O grupo interpretou clássicos de Mozart, Telemann, Vivaldi, entre outros. A Orquestra é formada por estudantes de 6 a 16 anos do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), que atende atualmente 140 crianças na capital paraibana. O projeto parte do aclamado El Sistema, implantado na Venezuela há 40 anos e trazido para o Brasil há 20 anos, com atuações bem-sucedidas em comunidades no Rio de Janeiro.

Na plateia, além de apreciadores da música erudita, estavam presentes alunos das escolas Frei Afonso (Róger), Monsenhor João Coutinho (Róger), Frutuoso Barbosa (Ilha do Bispo), José Peregrino (Ilha do Bispo), Santos Dumont (Varadouro) e Damásio Barbosa (Trincheiras). Durante todo o evento, no horário das 14h, será voltado também para os alunos da Rede Municipal de João Pessoa.

Em seguida, na Primeira Igreja Batista, também no Centro da Capital, foi a vez das atrações nacionais e internacionais. No palco, Daniel Espinoza (viola), Gabriela Dela (flauta) e Ticiano Biancolino (piano) tocaram músicas dos compositores Devienne, Haendel, entre outros.

Festival – O evento terá o total de 23 concertos nas igrejas do Centro (Igreja de São Francisco, do Carmo, da Misericórdia, no Mosteiro de São Bento e na Primeira Igreja Batista) e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano). O encerramento acontece no dia 2 de dezembro, com concerto da OSMJP, no Parque da Lagoa.

Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.