Flautista holandesa visita unidade da Ação Social pela Música e emociona alunos

Por Juneldo Moraes - em 1925

Uma tarde especial para as crianças da Unidade 4 do projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP), no Gervásio Maia. Nesta quinta-feira (30) elas receberam a visita da flautista holandesa Lucie Horsch, que participa do 5º Festival Internacional de Música Clássica, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os alunos, regidos por Jaqueline Cynthia, uma das professoras da unidade, tocaram músicas, como “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos/Anastácia). Depois, Lucie Horsch tocou e regeu as crianças, transmitindo um pouco de seu conhecimento. A musicista holandesa fez uma surpresa para as crianças, tocando o “Hino Nacional Brasileiro” (Francisco Manuel da Silva/Joaquim Osório Duque Estrada).

Uma das crianças emocionadas com a presença de Lucie Horsch era Maria Eduarda, que estuda flauta doce na Unidade 4 do projeto Ação Social pela Música. Ela disse que a flautista serve de inspiração para quem está começando a estudar o instrumento. “Ela toca muito bem e fez bonito. Eu não esperava ver uma artista de fora tocando aqui, nem tocar com ela”, revelou a aluna emocionada.

Para Lucie Horsch, a visita foi especial por conhecer um trabalho que leva música a crianças. “Foi muito especial ter estado aqui, porque vi que tem sido feito um trabalho maravilhoso, que as crianças têm capacidade de foco no querer aprender. A gente vê que cada tijolinho que é colocado na vida de uma criança dessas, representa uma esperança para o futuro delas”, disse a flautista.

A artista –Lucie Horsch nasceu em Amsterdam (Holanda) em 1999, em uma família de músicos e começou a estudar flauta doce aos cinco anos. Aos nove anos, interpretou a “Dança Húngara nº 5”, de Johannes Brahms, em um concerto popular no Prinsengracht (Canal de TV de Amsterdam), sob a regência de Jurjen Hempel, chamou atenção do país para seu talento.

Em 2011, depois de vencer várias competições juvenis, foi levada como aluna para a Academía Sweelinck, no Conservatório de Amsterdam. Em “Lucie Horsch Plays Vivaldi”, seu disco de estreia, lançado em 2016, apresenta concertos e transcrições de obras do compositor italiano. Este ano ela se apresentou nos Estados Unidos com a Los Angeles Chamber Orchestra.

Projeto – O projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, é patrocinado pela empresa Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O projeto atende 140 crianças e adolescentes nas unidades do Alto do Mateus e de Mangabeira, onde aprendem a tocar instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). A unidade da Casa da Pólvora conta com 40 alunos estudando canto coral e no Gervásio Maia são 60 alunos que estudam flauta doce.