Aulas de violoncelo e violino encerram programação de masterclass

Por Luiz Carlos Lima - em 804

Após cinco dias e 14 sessões de miniaulas, chegou ao fim, nesta sexta-feira (1º), a programação de masterclass dentro do 5º Festival de Música Clássica. No dia de encerramento mais duas aulas: violoncelo e violino, ambas aconteceram no período da manhã no Hotel Globo, no Centro Histórico. Apesar do encerramento das masterclasse, o festival segue até este sábado (2) com mais dois concertos que marcam o fim da programação 2017. O Festival Internacional de Música Clássica é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o BNDES e Ministério da Cultura.

Ao longo de cinco dias, dezenas de alunos passaram pelo Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora e Igreja de São Francisco – locais onde aconteceram as aulas. Nos encontros, os alunos tiveram contatos com instrumentos como viola, violino, piano, flauta doce e violoncelo.

Quem conseguiu se inscrever e aproveitar as aulas comemorou o fato de ter contato com instrumentistas de diversos países. “É a terceira edição do festival que participo. O campo da música clássica é muito restrito e não é sempre que temos uma oportunidade única como esta de ampliar nossos conhecimentos com tantas perspectivas de músicos diferentes”, disse a estudante Maísa Oliveira, de 16 anos.

Último dia – As aulas desta sexta-feira foram as mais concorridas da semana. Na de violino foi registrada lotação máxima para a aula de Asi Matathias. O violinista é reconhecido como um dos talentos mais célebres de sua geração. Ele começou a tocar violino aos seis anos de idade. Em Israel, estudou com Chaim Taub e tornou-se o estudante mais jovem a se matricular na Universität für Musik und Darstellende Kunst, em Viena. Estreou aos 14 anos com a Filarmônica de Israel.

Também houve a masterclass de violoncelo do instrumentista brasileiro Marcus Ribeiro, que frequentou, a convite de Antônio Menezes, a seleta classe do renomado artista na Academia de Música na Basileia (Suíça), onde obteve o título de mestre. Atualmente, Marcus é violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional e convidado com frequência a participar de várias orquestras brasileiras.

Salvar