Quatro produções financiadas pelos editais da Funjope serão exibidas no encerramento do Fest Aruanda

Por Juneldo Moraes - em 726

A 12ª edição do FestAruanda, aberto na semana passada, termina nesta quarta-feira (6) com a Mostra Funjope/FMC/Walfredo Rodrigues, que terá a exibição de quatro curtas-metragens, financiados pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com recursos do Edital Walfredo Rodrigues. A sessão será na sala 6 do Cinépolis (Manaíra Shopping) e começa às 14h. A entrada é gratuita.

A sessão será aberta com “O terceiro velho”, ficção de Marcus Vilar, com roteiro do próprio Vilar e Vinícius Rodrigues. Baseado no conto de Antônio Carlos Viana, o filme retrata a noite de uma prostituta que encontra três clientes de idade avançada e vivencia situações inesperadas. Financiado pelo FMC, tem fotografia de João Carlos Beltrão. No elenco, Zé Dumont, Buda Lira e Fernando Teixeira e a atriz Kassandra Brandão.

Depois será a vez do único documentário da tarde, “Universo hip hop – ParaibaRap”, que tem direção e roteiro de Gerard Miranda, fotografia de Marcelo Quixaba e montagem de Arthur Moura. O filme, financiado pelo Edital Walfredo Rodrigues, é o registro da evolução dos quatro elementos da cultura Hip Hop na Paraíba e no Brasil, como agente de formação de identidade coletiva e transformadora social.

O terceiro filme é “A poeira dos pequenos segredos”, com roteiro e direção de Bertrand Lira, baseado no conto homônimo de Geraldo Maciel. Com Nanego Lira e Verônica Cavalcanti, essa ficção mostra um homem do campo e o fascínio pela grandeza do mundo e seus mistérios; uma mulher e sua longa espera. A fotografia é de João Carlos Beltrão e a montagem de Ely Marques. O filme também foi financiado com recursos do FMC.

Para finalizar a programação, “Contínuo”, produção de 2014 financiada pelo Edital Walfredo Rodrigues. Com roteiro e direção da dupla Carlos Ebert e Odécio Antonio, o curta mostra um contínuo no tempo e no espaço. No elenco, Ana Marinho, Daniel Araújo, Daniel Porpino, Odécio Antonio e Verônica Cavalcanti. Carlos Ebert também assina a fotografia e a montagem é de Fernando Fonini.

Além dos filmes que serão exibidos no encerramento do FestAruanda, outra produção financiada com recursos do FMC é destaque no evento. “Hosana nas Alturas”, ficção de Eduardo Varandas, participa da Mostra Competitiva do Festival. O curta conta a história de Hosana, uma transexual feminina que trabalha como prostituta, e Normando é um homem que não aceita o fato de ser homossexual.

Financiamentos – João Pessoa vem se destacando como a terceira Capital do Brasil com maior investimento em produção audiovisual. Isso se deve aos investimentos feitos na área pela PMJP em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), através dos Editais de Chamadas Públicas, que este ano, assegurou recursos da ordem de R$ 3.600.000,00 para o Edital Walfredo Rodrigues, contemplando 14 produções.

 

Filmes

 

  1. O terceiro velho

(Ficção. 15 min, P&B, 2013, João Pessoa)

Direção: Marcus Villar

Roteiro: Marcus Vilar e Vinícius Rodrigues, baseado no conto de Antônio Carlos Viana

Elenco: Zé Dumont, Buda Lira e Fernando Teixeira e a atriz Kassandra Brandão.

Direção de Fotografia: João Carlos Beltrão

Som Direto e desenho sonoro: Caio Gomes e ChMalves

Edição e Finalização: Ely Marques

Classificação indicativa: 16, anos.

 

  1. Universo hip hop – Paraiba Rap

(Documentário. Min , João Pessoa)

Direção: Gerard Miranda

Roteiro e direção: Gerard Miranda

Direção de arte: Francisco Lacerda

Assistência de Produção: Araceli Duran e Caroline Arruda

Montagem: Arthur Moura

Técnico de som: Bruno Alves

Fotografia: Marcelo Quixaba

 

  1. A poeira dos pequenos segredos

(Ficção. 20min, cor, 2012, João Pessoa)

Direção: Bertrand Lira

Argumento e Roteiro: Bertrand Lira com consultoria de Di Moretti, baseado do conto “A Poeira dos Pequenos Segredos”, de Geraldo Maciel.

Elenco: Veronica Cavalcanti e Nanego Lira

Diretor de Fotografia: João Carlos Beltrão

Som Direto: Bruno de Sales:

Edição e Finalização: Ely Marques;

Desenho de som e mixagem: Débora Opolski

 

  1. Contínuo

(Ficção. 16min05, cor, 2014, João Pessoa)

Direção: Carlos Ebert e OdécioAntonio

Roteiro: Carlos Ebert e OdécioAntonio

Elenco: Ana Marinho, Daniel Araújo, Daniel Porpino, OdécioAntonio e Verônica Cavalcanti

Direção de fotografia: Carlos Ebert

Desenho de som: Eliza Garcia

Montagem: Fernando Fonini

 

Serviço

FestAruanda – Mostra Funjope/FMC/Walfredo

Atração: Curtas-metragens (“O terceiro velho”, “Universo hip hop – Paraiba Rap”, “A poeira dos pequenos segredos” e “Contínuo”)

Local: Cinépolis, Sala 6 (Manaíra Shopping)

Dia: Quarta-feira (6)

Hora: 14h

Entrada gratuita