Secretaria das Mulheres de João Pessoa adere ao Pacto Universitário pelos Direitos Humanos
A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é uma das entidades apoiadoras do ‘Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos’. O termo de adesão foi assinado na noite desta quinta-feira (07), em solenidade no auditório do Fórum Cível, na Avenida João Machado – em Jaguaribe.
O Pacto é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior. Aberto à adesão das Instituições de Educação Superior (IES) e de entidades apoiadoras com o objetivo de superar a violência, o preconceito e a discriminação, além de promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos.
“As universidades vão capacitar professores da Rede Municipal com atividades, conteúdos, cursos, projetos de extensão e pesquisa na área de direitos humanos. No caso da Secretaria das Mulheres, nos estimulamos e fomentamos e fomos atrás de juntar, agregar as universidades, o Ministério Público, a Secretaria de Educação, de modo que os nossos professores possam ser capacitados nos direitos humanos com recorte de gênero”, explicou a secretária da SEPPM, Lídia Moura.
“O objetivo é ensinar para as nossas crianças que mulheres e homens têm direitos iguais, que não pode haver violência contra as mulheres, que as mulheres são produtivas tanto quanto, além de sensibilizar quanto ao assédio moral e sexual. Ou seja, começar a fazer entender para a nossa juventude, para os professores e toda sociedade que quando se cria uma educação e uma prática igualitária, não teremos, no futuro, os agressores”, concluiu Lídia Moura.
Em João Pessoa, aderiram ao Pacto, além das Secretarias de Política para as Mulheres (SEPPM) e Educação e Cultura (Sedec), instituições de ensino superior e o Ministério Público. Durante a solenidade, o coordenador geral de educação e direitos humanos do Ministério da Educação, Rafael Ferrari, destacou que o evento de assinatura do pacto teve um caráter de consolidação de redes, parcerias, conhecimento e interação entre os atores envolvidos.
“São sete instituições de ensino superior que já aderiram ao Pacto e entidades apoiadoras, no caso a Secretaria das Mulheres. Ela atua no papel de fomento e estímulo para que as universidades façam adesão ao Pacto, que elas consolidem nos seus planos de trabalho e nas suas atividades na área de educação e direitos humanos em geral”, afirmou.
Entidades e representações – Participaram do evento entidades como: Ministério da Educação (MEC), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fundação Margarida Maria Alves, Faculdade Pitágoras, Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Faculdade Fesvip, Faculdade Facene/ Famene, Faculdade Uninassau, Levante Popular da Juventude, Centros de Referência de Educação Infantil da PMJP, Programa de Saúde nas Escolas/ Sedec- PMJP, Programa de Saúde nas Escolas da Secretaria de Educação de Cabedelo e Coral Voz Ativa.