Projeto Celeiro Criativo vai fortalecer artesanato e cultura produzidos na Capital
Após ser eleita pela Unesco com o título de Cidade Criativa, João Pessoa ganha nos próximos dias um espaço voltado para o fomento e divulgação do artesanato, arte e cultura popular, com o lançamento do projeto ‘Celeiro Criativo, pela Prefeitura da Capital.
“João Pessoa faz parte da rede mundial de cidades criativas da UNESCO na arte e artesanato. O Celeiro será um importante espaço para estimular a participação de artesãos e artistas, colocando em vitrine seus produtos. Mais uma iniciativa do Projeto João Pessoa Artesã que trabalha para o fortalecimento da Economia Criativa na nossa cidade”, disse Maisa Cartaxo, Primeira Dama da Capital e Coordenadora do JPA.
O projeto ‘Celeiro Criativo’, que vai funcionar no bairro do Altiplano, reunirá artesanato, artes plásticas e cultura popular divulgando para a população local e turistas produtos de qualidade e obras de arte exclusivas, confeccionadas pelos artistas locais. Além de apreciar e comprar peças de artesanato, o público poderá participar de exposições, sarais e lançamentos de livros.
Com previsão de lançamento para a próxima semana, este novo projeto idealizado pelo João Pessoa Artesã (JPA), promete revolucionar o artesanato local. “É um espaço especialmente montado e preparado para respirar a arte e presentear a cidade com tudo de melhor que os artistas locais produzem e que poucos conhecem”, disse Anderson Cambraia, diretor executivo do JPA.
JPA – O João Pessoa Artesã busca resgatar a identidade social, fomentar a economia sustentável, capacitar e incluir socialmente artesãs que vivem em comunidades carentes. O programa tem como coordenadora a primeira-dama do Município, Maísa Cartaxo.