Ações da Ronda Escolar levam cidadania a mais de 6,8 mil alunos da rede municipal

Por Carolina Queiroz - em 1749

Para minimizar os índices da violência e implantar uma cultura de paz nas escolas municipais de João Pessoa, o Grupo Ronda Escolar, projeto da Guarda Civil Municipal, realizou mais de 1.820 rondas em escolas da rede. As ações aconteceram de julho à dezembro de 2017.

A iniciativa contemplou mais de 6.800 alunos com apresentações de teatro de fantoches e 790 crianças e adolescentes assistiram a palestras educativas. Além disso, foram realizados, no último semestre, eventos solidários com as crianças do Hospital Napoleão Laureano e Casa da Criança com Câncer.

Segundo o secretário da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania do Município (Semusb), Geraldo Amorim, a Ronda Escolar é um projeto de prevenção, os guardas foram capacitados, é um projeto pensado para uma prestação de serviço no sentido da prevenção.

“Os guardas interagem com a comunidade escolar, participando das atividades das crianças, discutindo os problemas da escola, realizando palestras, vigiando o entorno das escolas e agora vamos incrementar esse projeto com o Teatro de Fantoches”, afirmou o secretário.

Projeto – De acordo com o comandante da Guarda Municipal, José Severino de Figueiredo, a intenção da Guarda é reduzir o crime e melhorar a condição geral de vida na comunidade escolar. “Os guardas municipais são capacitados para o serviço e interagem não só com o corpo docente e discente, mas também com pais de alunos e a comunidade em geral. Essa aproximação com a comunidade é fundamental”, destacou.

O subinspetor Thiago Morais ressalta que o Grupo Ronda Escolar (GRE) tem sido executado desde julho de 2013 para fazer a segurança preventiva nas escolas da Capital.

“2017 foi um ano de atividades preventivas nas escolas sem precedentes. Estamos orgulhosos desses resultados, porque eles representam muito mais que números, representam vidas que foram atingidas de forma muito positiva. Nossa intenção é continuar fazendo nosso trabalho preventivo e social”, completou o subinspetor.