Secretaria das Mulheres lança cartilha nas escolas do município

Por Fátima Sousa - em 1168

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), em parceria com a Secretaria de Educação (SEDEC), realiza nesta terça-feira (27), uma solenidade de entrega da Cartilha sobre a Lei Maria da Penha nas escolas da rede municipal de ensino. O evento ocorre às 9h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

A lei que delibera o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas do município foi sancionada pelo prefeito Luciano Cartaxo. A partir da sanção da Lei, haverá o ensino de noções básicas sobre os direitos da mulher na grade curricular.

A secretaria Lídia Moura diz que esse é um projeto novo que tem o objetivo de conscientizar os jovens sobre a valorização da mulher e a legislação protetiva. “A secretaria já fazia a inserção nas escolas com informações sobre a Lei Maria da Penha, a convite das próprias escolas”, lembra a secretária.

De acordo com ela, agora como a lei foi sancionada pelo prefeito Luciano Cartaxo a Secretaria se antecipou com a elaboração, edição e distribuição da cartilha na rede de ensino. “A cartilha tem uma linguagem acessível para a juventude. O projeto também inclui cursos e palestras para professores e alunos com o recorte de gênero”, revela.

Entre outros temas, a cartilha aborda os direitos da mulher, a não violência e outras atitudes consideradas violação dos direitos humanos. “Nossa iniciativa busca o envolvimento da sociedade. Entendemos que a educação é o melhor caminho para que haja a compreensão da Lei Maria da Penha e consequentemente, a mudança de atitude gradual da sociedade”, destaca.

Cronologia – Na quarta-feira, 28, a SEPPM faz o lançamento da
Cronologia dos direitos das mulheres, suas conquistas e importância na história. A solenidade ocorre às 10h, no auditório do Paço Municipal,  centro da cidade.