Villa Sanhauá recebe estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo

Por Hellen Nascimento - em 2415

Já em fase conclusiva, a Villa Sanhauá, localizada na Rua João Suassuna, Centro da Capital, recebeu a visita técnica de cerca de 60 estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa (UFPB) e de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba (Unipê). Eles foram conferir in loco as obras finais deste projeto pioneiro realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Habitação (Semhab), na tarde desta sexta-feira (20).

De acordo com a diretora de Planejamento da Semhab, Glauciene Aquino, a iniciativa das visitas partiu dos alunos, que queriam ver de perto um projeto pioneiro e ousado. “Não temos conhecimento de um projeto igual ao Villa Sanhauá no Brasil. A inovação de realizar, em um único local, a revitalização de oito casarões históricos, antes abandonados, e transformá-los simultaneamente em um prédio de apartamentos residenciais e estabelecimentos comerciais realmente atraiu a atenção das faculdades de Engenharia Civil e Arquitetura de instituições públicas e privadas”, explicou.

Segundo o coordenador de Engenharia Civil do Unipê, Antônio da Silva Sobrinho Júnior, o Villa Sanhauá tem um importante papel no contexto urbanístico e histórico de João Pessoa. “É de suma importância aliar para nossos alunos a teoria à prática e, em Engenharia Civil, enfatizamos a preservação do nosso patrimônio cultural, que é isso que visualizamos sendo realizado aqui nesse trabalho de muita qualidade da prefeitura, que é bem grandioso e bastante relevante para toda sociedade”, elogiou.

Já o estudante do 6º período de Engenharia Civil do Unipê, José Renato Barros Esteves Lins, destacou o cunho social e histórico do projeto. “Nós, estudantes de engenharia, sabemos da importância do patrimônio histórico e cultural de muitas obras, e revitalizar esse espaço incentivando o comércio e a moradia, tanto de dia quanto à noite, é voltar a trazer vida para Centro da cidade”, ressaltou.

Projeto modelo- Durante todo o processo de revitalização do Villa Sanhauá, estudantes de várias faculdades de esferas públicas e privadas, não apenas de João Pessoa, mas de outras cidades e estados, também visitaram as obras do projeto para acompanhar o trabalho de requalificação realizado pela prefeitura. É o caso do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Também realizaram visitas técnicas o Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp), Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci) e Curso de Técnico em Edificações da Escola Técnica e Capacitação (Unepi).