Moradores do Roger são beneficiados pela PMJP com Ação de Saúde e Cidadania
Na perspectiva de melhorar o acesso e acolhimento aos serviços disponíveis na rede municipal, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem reservado as manhãs de sábado para fortalecer as intervenções de atenção básica à população, por meio da Ação de Saúde e Cidadania. Neste sábado (28), os beneficiados foram os moradores do bairro do Roger.
“Eu fiz a feira”, brinca Ednalva dos Santos, uma senhora bem humorada que se diverte cortando os cabelos. “Quando vi que ia ter a ação já reservei minha manhã. Já cortei o cabelo, medi a pressão, fiz teste de glicemia, examinei os dentes e fiz também a avaliação nutricional”, afirmou. O mesmo fez a jovem Géssica Batista, de 24 anos que trouxe os quatro filhos para a avaliação e atendimento bucal. “Para mim é muito bom porque é muito difícil levar os quatro de uma vez só para serem atendidos porque são todos pequenos, sete, cinco, dois anos e o mais novo de oito meses de idade”, afirma.
A ‘Ação de Saúde e Cidadania’ é um espaço onde a população tem a oportunidade de dispor de vários serviços durante toda a manhã. Num só local, num mesmo dia, foram disponibilizados serviços e informações do Odontomóvel, Guarda Municipal, Banco Cidadão, Circuito Vida Ativa, do Clube da Pessoa Idosa, do Instituto de Previdência do Município, Secretaria das Mulheres, atendimento móvel do Procon-JP, Ouvidoria Municipal, orientações com a Defesa Civil, Secretaria de Habitação, além de serviços de saúde como auriculoterapia, verificação de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional, orientação bucal e distribuição de preservativos. Sem contar com distribuição de mudas nativas e exóticas, corte de cabelo, brechó e algodão doce, tudo isso ao som de um trio tocando o legitimo forro pé de serra.
Mônica Brandão, coordenadora do Programa “Ronda Maria da Penha”, considera um “importante espaço de divulgação dos serviços de enfrentamento a violência contra a mulher”. Ela explica que se trata de um assunto delicado e muitas vezes a mulher aproveita esse momento para buscar informações e tentar resolver uma situação que está lhe afligindo. “Em geral chegamos a repassar informações para umas dez mulheres nesse evento, depois elas acabam nos procurando nos centros de apoio”, disse.
Cidadania e acolhimento – Mais de 15 mil famílias já foram beneficiadas desde 2017, ano em que foram iniciadas as atividades da ‘Ação Saúde e Cidadania’, resultando em aproximadamente 8.000 atendimentos. A atividade acontece aos sábados e tem como objetivo facilitar à população o acesso dos serviços oferecidos pela gestão municipal.
A ‘Ação de Saúde e Cidadania’ é uma realização das Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e de Habitação (Semhab), com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes); Desenvolvimento Urbano (Sedurb); de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM); Juventude, Esporte e Recreação (Sejer); Meio Ambiente (Semam); Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP); Defesa Civil; Planejamento (Seplan); além do Instituto de Previdência Municipal (IPM) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).