Oficina debate efeitos psicológicos das violações de direitos da população LGBT

Por Mônica Melo - em 555

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza nesta sexta-feira (26), às 13h30, no Centro de Cidadania LGBT, a “Oficina Sobre direitos LGBTs: o que nos une e o que nos dá medo”. A atividade é fruto de uma parceria entre a coordenadoria e o projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) “Resisto”, formado pelos alunos no curso de Terapia Ocupacional.

De acordo com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial da PMJP, Roberto Maia, a idéia da oficina surgiu após o registro de vários casos de violação de direitos dessa população. “Temos recebido essas pessoas no Centro de Cidadania com muito medo de sair às ruas, de demonstrar afeto em público. Então vamos falar sobre as leis que temos para protegê-las”, relata.

Para Roberto Maia é fundamental informar às pessoas que elas podem procurar o Centro de Cidadania nesses casos para receber vários tipos de suporte, como psicológico e jurídico. “É muito importante procurar dialogar com essa população para que ela não tenha sua saúde mental comprometida com problemas como ansiedade ou síndrome do pânico”, explica.

O Projeto Resisto foi desenvolvido pela professora Yara Falleiros Braga, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB. O projeto conta com cinco estudantes e duas terapeutas ocupacionais e realizará atividades com a toda comunidade atendida pela Coordenadoria LGBT, visando discutir e desmistificar o debate sobre diversidade sexual e de gênero.