Semob-JP encerra terceira etapa do Programa Humanizar
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) encerrou na manhã desta sexta-feira (28) a terceira etapa do Programa Humanizar. O projeto tem como objetivo qualificar os operadores do transporte coletivo urbano de João Pessoa, para prestar um melhor serviço aos usuários do sistema, bem como sensibilizá-los para que percebam como é estar no lugar dos que interagem com eles, evitando acidentes e preservando vidas.
‘O Motorista Amigo do Ciclista’ foi o tema dessa edição do Programa, que mostrou aos operadores a importância de respeitar e manter a distância de segurança das pessoas que conduzem bicicletas. Com isso, é possível reduzir a ocorrência de acidentes com ciclistas e garantir a eles uma circulação mais tranquila. A estratégia da equipe de treinamento da Semob-JP foi colocar os motoristas na posição dos ciclistas em situação de rua, o que foi determinante para os resultados práticos observados nos depoimentos de alguns dos 1.031 motoristas, cobradores e despachantes que participaram do Humanizar.
O superintendente da Semob-JP, Adalberto Araújo, falou da importância do Programa Humanizar para a cidade de João Pessoa. “O Programa Humanizar é fundamental para os usuários e o trânsito em geral, porque trata de relacionamento. Nesta etapa em especial, o motorista do ônibus é colocado na condição de ciclista, o que lhe traz uma reflexão e um aprendizado não apenas na condução do ônibus no horário de trabalho, mas para a sua vida pessoal. Isso é bom para todos”, destacou.
Marco Nascimento, da Empresa São Jorge, também falou do significado do Programa Humanizar para as empresas. “É um programa de fundamental importância para o trânsito de João Pessoa e para a sobrevivência do sistema de transporte, porque nós teremos um motorista melhor qualificado e que passa a ter um comportamento mais humano e comprometido com o respeito à vida, daí o nosso compromisso de continuar a nossa parceria com este programa”, disse.
A chefe da Seção de Qualificação de Operadores da Semob-JP, Fátima Araújo, falou que o Programa Humanizar veio para buscar uma transformação de comportamento dos operadores para fazer um transporte público cada vez melhor para a população, e que a parceria da Semob com os consórcios Unitrans e Navegantes, Sest e Senat, foi determinante para o sucesso do Humanizar. A psicóloga da Semob-JP, Sandra Regina, disse que já está sendo programada uma nova etapa para 2019 com início em março, tendo como foco a mobilidade urbana em relação às pessoas com deficiência física.