SMS realiza primeira reunião de balanço do ano com Gerentes Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza na tarde desta quarta-feira (6), a partir das 13h30, a primeira reunião de balanço do programa Gerente Saúde do ano de 2019. A reunião acontecerá no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e contará com a participação de gestores da SMS e diretores dos Distritos Sanitários.
Dentro da reunião, os Gerentes Saúde também serão capacitados sobre a importância da imunização como forma de prevenção para mais qualidade de vida, com acompanhamento e controle desde a chegada dos imunobiológicos na Unidade de Saúde até a inserção no sistema da dose aplicada.
A secretária adjunta da SMS e coordenadora do programa Gerente Saúde, Ana Giovana Medeiros, explica que durante as reuniões de balanço, gestores e profissionais dialogam sobre as diversas demandas da população, avaliando o que foi realizado e o que pode ser melhorado.
“Hoje realizamos nossa primeira reunião de balanço do ano e esse é o momento de reforçar e orientar sobre os serviços e fluxos da rede, dando ênfase ao processo de trabalho com base nos base nos indicadores do Ministério da Saúde”, comenta Ana Giovana Medeiros.
Programa – Lançado no início de 2017, o Programa Gerente Saúde já atende a 100% das Unidades de Saúde da Família (USF), obtendo uma avaliação positiva pela população pessoense, gestores e profissionais de saúde.
Os profissionais do programa Gerente Saúde atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames, gera economia de recursos, materiais e de tempo, além de criarem um vínculo especial dos usuários com a rede.
Dentro do programa, os usuários das USFs participam de uma pesquisa para avaliar o serviço, após os atendimentos, criando o Índice de Satisfação dos Usuários. Mais de vinte perguntas compõem o critério de avaliação do serviço, entre elas, há os indicadores de maior peso, que afere o atendimento profissional, acolhimento no serviço (atendimento na recepção), percepção de medicamentos, visita dos agentes comunitários de saúde e tempo de atendimento. Cada um dos itens avaliados tem um peso de nota, o que dá a média para avaliação.
Referência Nacional – Iniciado em formato piloto em março de 2017, o Programa Gerente Saúde será adotado, com critérios semelhantes, em todo o País. Previsto em portaria da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) de setembro do ano passado, a figura do gerente, já incorporada pela Capital paraibana, foi pactuada como norma em reunião com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde em março do ano passado, se consolidando como uma referência para todos os municípios brasileiros.