Com faixas exclusivas, usuários do transporte coletivo e táxi economizam de 15 a 30 minutos no tempo de trajeto
Chegar mais cedo em casa depois do dia de trabalho virou uma rotina na vida de muitos moradores da Capital que são usuários do transporte público. Desde a implantação das faixas exclusivas para ônibus, o tempo de percurso dos coletivos que trafegam pelas vias beneficiadas foi reduzido de 15 a 20 minutos. A estimativa é da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). De acordo com a Associação dos Taxistas e Amigos Cristãos da Paraíba (Atac), a economia de tempo pode chegar a 30 minutos para os táxis.
A implantação das faixas está incluída naquele que é o foco da política de mobilidade urbana em João Pessoa: a priorização de um trânsito voltado principalmente para o transporte coletivo. “Hoje temos faixas em oito corredores de grande circulação na cidade e o objetivo é justamente garantir um tempo menor de percurso e a melhor fluidez para quem utiliza o transporte público”, explicou o superintendente adjunto da Semob-JP, Wallace Massini.
As faixas exclusivas estão localizadas no Parque da Lagoa Sólon de Lucena, Viaduto Miguel Couto, nas avenidas Epitácio Pessoa, Pedro II, Cardoso Vieira, Cândido Pessoa e Sanhauá e nas ruas Padre Azevedo e Padre Meira, totalizando 20 quilômetros de extensão.
Faixa liberada – Alguns outros veículos estão autorizados a utilizar a faixa exclusiva. Um deles é o táxi, desde que esteja transportando passageiros. De acordo com a Associação dos Taxistas e Amigos Cristãos da Paraíba (Atac), os veículos reduzem de 15 a 30 minutos de trajeto por utilizarem a faixa.
“Os usuários nos dão um retorno muito positivo, pois também economizam no valor pago, e os profissionais aprovam por poderem prestar um melhor serviço aos passageiros”, afirmou o presidente da Atac, Flaviano Oliveira.
Também estão autorizados a trafegar nos trechos os transportes escolares em horário de início e término das aulas, veículos de resgate, combate à incêndio, ambulâncias, viaturas policiais e operações de trânsito, desde que estejam em serviços de urgência. Para isso, precisam utilizar sinalização sonora e iluminação intermitente. Os demais veículos podem utilizar as faixas aos domingos e feriados.